Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O instrumento que toca as nossas vidas

por Wanderley Viana Machado - Docente do Senac Santana do Livramento

Em 1863, James Clerck Maxwell, professor de Física Experimental em Cambridge (Inglaterra), apresentou ao mundo as ondas eletromagnéticas, dizendo que elas poderiam se propagar em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético e que, no vácuo, a velocidade seria de 300.000 km/s aproximadamente. A partir daí, deu-se origem ao rádio. Através do rádio, nosso companheiro de toda hora, Maxwell talvez nem imaginasse que de suas pesquisas surgiria um instrumento terapêutico e de grande utilidade para as pessoas.

Dizem que existiu “A Era de Ouro do Rádio”. É verdade, porém acredito que esta Era não terminou, pois temos, ainda hoje, profissionais que estão no ar, com seus programas e com seu profissionalismo há mais de vinte anos na radiodifusão de Sant’Ana do Livramento, com audiência garantida. “Oh seu locutor manda um abraço para o fulano de tal e outro para mim”. “Oh seu locutor toca aquela música, aquela para minha prenda”.

É a relação de amizade, beirando intimidade, do ouvinte com o radialista. Nem o telefone, nem a televisão, nem os aparelhos mais modernos irão apagar a magia do rádio em nosso dia a dia. O radialista é locutor, anunciador, apresentador, relógio despertador, mas também, muitas vezes, doutor, curandeiro, psicólogo, professor, pai, mãe, filho e irmão. Este profissional, “o cara do outro lado do aparelho” que, ao mexer em botões da mesa de som, é quem realiza a interferência em nossas vidas. Este cara interfere positivamente em nossas vidas, propiciando-nos momentos agradáveis, que se confunde com felicidade.

O radialista, com seu instrumento – o rádio - tem o poder na mão, através da voz e na sua capacidade de informar, motivar, esclarecer e provocar opinião, indignação, alegria e amor. O radialista mora, vive e está na vida das pessoas.

                                                                       

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018