Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Posicionamento de marcas em mercados educacionais

por Rafael Damé - Mestre

O termo mercado educacional é tão novo quanto desafiador. Este termo representa uma quebra de paradigma de um ambiente que, no passado, caracterizava-se como um espaço onde as instituições de ensino se limitavam a formar pessoas. Hoje, os valores foram, se não alterados, diversificados, e o aluno, com a proliferação de instituições de ensino, principalmente em nível superior, está cada vez menos aluno e mais cliente. 
 

Analisar o posicionamento de uma marca é um exercício muito prudente na realidade apresentada pelo atual mercado educacional. Principalmente se relacionarmos as estratégias de posicionamento com a imagem percebida pelo público-alvo dessas estratégias, afinal, elaborar e executar estratégias de posicionamento de marca somente tem suas motivações contempladas se o alvo destas percebe, de forma congruente, os valores intrínsecos na marca divulgada. 
 

Nessa concepção, a instituição que não apresentar características voltadas para as necessidades do mercado está ameaçada a não só perder espaço no mercado, como ser destinada ao esquecimento, afinal, se não houver identificação entre a proposta da empresa e a necessidade de seu cliente, a razão de ser da empresa desaparece. 
 

Abordando a realidade mercadológica, diante do atual e competitivo cenário educacional brasileiro, chega-se à conclusão que com o amadurecimento e as frequentes mudanças desse setor, causadas pela concorrência acirrada de instituições privadas criadas no país nos últimos dez anos, diversificando e muito os públicos envolvidos com este serviço prestado e as consequentes preocupações com o aluno e com sua satisfação passaram a dominar as estratégias destas entidades, em detrimento inclusive, a qualidade do ensino oferecido, se esta, é claro, não for considerada fator prioritário para seus clientes. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018