Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Liderança e Coaching

por Patrícia Passos - Diretora do Senac Cachoeira do Sul

Quando o mercado se torna maduro, quando a concorrência aumenta e se globaliza, apenas o líder mais eficaz consegue se sobressair. O líder hoje é aquele que percebe o potencial de seus liderados. Davis e Newstrom (1992, p. 150) usam a metáfora da orquestra para exemplificar o papel da liderança. Segundo eles, sem liderança: "uma organização será apenas uma confusão de pessoas e máquinas do mesmo modo que uma orquestra sem maestro serão somente músicos e instrumentos. A orquestra, como a organização, requer liderança para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos".

Uma das principais características do líder coach é a liderança servidora, que apoia sua equipe a superar metas e objetivos previamente estabelecidos, dando suporte aos liderados. Esse profissional sempre antecipa as tendências do mercado, conhecendo bem sua equipe e se reparando para resolver conflitos ou enfrentar desafios. Mas embora apoie, mostre o caminho e ajude a equipe na busca de soluções próprias, ele deixa os funcionários construírem seu próprio caminho e se tornarem responsáveis por suas próprias decisões. Contudo, cabe salientar que nenhum líder coach conseguirá inspirar e auxiliar sua equipe quando não existir interesse dos mesmos em mudar; é uma via de mão dupla.

Até muito recente, a liderança era definida a partir da obtenção de resultados através das pessoas. Isso implica em ver as pessoas como meros recursos para se obter resultados. Posteriormente, a liderança passou a ser vista como a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas, havendo ou não uma relação de hierarquia. Nesse aspecto, a metodologia do coach se apresenta como uma forte tendência de ferramenta gerencial para o desenvolvimento de pessoas e de equipes de alto desempenho. O coach é o profissional que ajuda as pessoas a conseguirem resultados extraordinários nas suas vidas, carreiras e negócios. Por meio de um processo estruturado e da utilização de diversas ferramentas, as pessoas são levadas a descobrirem e desenvolverem potenciais inexplorados, melhorar performances profissionais, encontrar novos caminhos e desenvolver novas habilidades.

É um processo que ajuda a pessoa a mudar, da maneira que ela quer, e a caminhar na direção que ela quer ir. A aplicação mais importante do coaching é dar oportunidade para que se expresse o potencial de desempenho das pessoas. A indicação do coaching é preparar as equipes para o alto desempenho em tempos de expectativas altas e mudanças constantes. De uma forma resumida Coaching é, essencialmente, empowerment. Dar poder para que o outro adquira competências, produza mudanças específicas em qualquer área da sua vida ou até, e principalmente, transforme a si mesmo.

O coaching é um relacionamento que produz novas competências e isso vale para o seu cliente, o aprendiz, como para o próprio coach. É um relacionamento que envolve pelo menos duas pessoas - o coach e o aprendiz. O que mais caracteriza o coaching é o valor que ele agrega às partes que interagem entre si. Ele se baseia em um vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nesse relacionamento, o coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula, impulsiona o aprendiz, enquanto este aproveita o impulso e a direção para aumentar seus conhecimentos, melhorar o que já sabe, aprender coisas novas e deslanchar seu desempenho. Ele dedica boa parte de seu tempo às pessoas e aos relacionamentos, ensinando, inspirando e tirando o melhor de cada pessoa.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018