Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Avaliação processual no Senac Caxias do Sul: criatividade, inovação, aprendizagem e superação permanente

por Henrique Rauch - docente do Senac Caxias do Sul

Um dos métodos mais discutidos nos meios educacionais, a avaliação processual, é um recurso muito útil para se perceber a trajetória de aprendizado do estudante. Uma das formas de apresentação do método processual é o portfólio. Ele consiste na construção de materiais alternativos sobre um determinado assunto ou conteúdo, com vistas a extrapolar os limites de conteúdo em que o estudante é, muitas vezes, forçado. Livros didáticos, apostilas, aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo, entre outros instrumentos de aprendizagem, podem ser complementados quando se adota uma ferramenta individual capaz de evidenciar muitas variáveis como, por exemplo, o interesse, a dedicação, o senso de preservação ambiental, a rede de relações entre os assuntos vistos em aula e fora dela, etc.

O portfólio é uma maneira de consolidar o conhecimento do estudante, incentivando a mescla de assuntos acadêmicos, assim como assuntos cotidianos de senso comum. É criatividade em ação, além de um poderoso instrumento de avaliação. Uma das versões de portfólio que podem ser propostas, a adoção de uma revista velha pode ser a origem de um material bem interessante. A ideia é que o senso de reaproveitamento esteja presente desde o início da tarefa. Após a revista ser escolhida, confeccionar uma capa identificada com o nome do aluno, do curso, a série e etc representa a primeira motivação.

Além disso, criar um desenho, colar uma imagem, utilizar cola colorida, tinta, canetas coloridas, também chamam a atenção para a possibilidade de cada estudante inventar livremente seu material personalizado. Dentro da revista, cada página receberá uma cara nova, dando origem a materiais onde a imaginação e o aprendizado andam lado a lado. Dependendo da disciplina ou assunto trabalhado, o professor poderá solicitar trabalhos diversos nas páginas internas da revista. Esquemas, dobraduras, desenhos, fluxogramas, imagens, alto e baixo relevo, entre outros são sugestões.

Além disso, criar um desenho, colar uma imagem, utilizar cola colorida, tinta, canetas coloridas, também chamam a atenção para a possibilidade de cada estudante inventar livremente seu material personalizado. Dentro da revista, cada página receberá uma cara nova, dando origem a materiais onde a imaginação e o aprendizado andam lado a lado. Dependendo da disciplina ou assunto trabalhado, o professor poderá solicitar trabalhos diversos nas páginas internas da revista. Esquemas, dobraduras, desenhos, fluxogramas, imagens, alto e baixo relevo, entre outros são sugestões. Alguns critérios podem ser adotados para a facilitar a avaliação do portfólio. Por experiência do autor deste texto, adota-se o que se chama de Quatro C´s (Criatividade, Conteúdo, Capricho, Cor).

Criatividade: desafia o estudante a inovar a cada etapa de construção do seu portfólio. Reproduzir ideias já utilizadas é algo a não ser incentivado.

Conteúdo: incita no estudante a capacidade de relacionar o assunto estudado em sala de aula com sua vida cotidiana. Aqui se pretende provocar para a construção da rede de relações cognitivas que o aluno construiu em sua trajetória educacional.

Capricho: é claro que um trabalho de boa qualidade deverá estar bem apresentado. Organização, planejamento e apresentação são essenciais em profissionais do futuro.

Cor: onde se estimula a utilização de recursos visuais, tão solicitados atualmente como estratégia de marketing e propaganda midiática.

Talvez a ferramenta do portfólio esteja ainda longe de ser comum nas escolas. A busca por métodos de avaliação tradicionais, trabalhosos e que avaliam pessoas parcialmente ainda é uma realidade. O portfólio não é uma construção de véspera. Isto é, é um trabalho de médio e longo prazo, construído por todos: professor, estudante, escola e sociedade. Talvez o maior desafio esteja em sair da zona de conforto e olhar para a educação não de maneira pontual e parcial, mas holística, processual. Assim se constrói seres pensantes. O portfólio é uma possibilidade.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018