Massagem Desportiva
por Valesca Teixeira - Docente do Senac Centro Histórico
Os primeiros registros de Massagem Desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos. A massagem desportiva é uma técnica desenvolvida para profissionais e praticantes do esporte, que consiste em manobras deslizamento, fricção, amassamento, percussão e vibração. Por esse motivo, a massagem desportiva age como um procedimento terapêutico que oferece mais habilidade física e, também auxilia, na recuperação do desgaste da musculatura.
Para adquirir bons resultados com a Massagem Desportiva, o terapeuta precisa conhecer toda anatomia do corpo, analisar todo o sistema muscular e esquelético, como também a parte psicológica do indivíduo, e o esporte que o mesmo exerce, assim como algumas lesões mais importantes que possa ocorrer durante a sua atividade. Em seguida, o profissional aplicará o tratamento para proporcionar os efeitos benéficos que a massagem oferece. A massagem desportiva pré e pós competição tem estímulos e objetivos diferentes:
Pré-competição: É indicada para preparar a musculatura para o dia da competição. O atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova. É uma massagem tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo dessa massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.
Pós competição: A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição. A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.
Benefícios da massagem desportiva: