Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Ser pensante faz a diferença

por Ademir Huppes - Docente do Senac Três Passos

Podemos perceber quase que absolutamente, que o ser humano sempre foi aquele que se distinguiu dentre os animais por algumas diferenças fundamentais. Mesmo assim, algumas semelhanças constituem ambos, desde instintos primários como fome, sede, instintos e até o funcionamento vital de alguns órgãos. Mas então, a partir dessas semelhanças apresentadas, o que no faz de fato ser diferentes e nos distinguirmos dos animais?

Como Pascal (filósofo), poderíamos dizer que o ser humano é superior e se distingue, “porque é frágil como um caniço, mas é um caniço pensante”. O homem na fraqueza é forte, transcende infinitamente. A racionalidade que se apresenta no homem é verificável por ser um ser atuante, dinâmico, e que no seu agir e nas iniciativas, manifesta isso de modo racional. Tal manifestação é percebida na técnica, fazendo e construindo instrumentos e coisas para estabelecer certo domínio sobre a natureza, satisfazendo suas próprias necessidades primárias para sobreviver, e até mesmo, modos técnicos para prolongar a sua vida em determinados casos.

Também possui um modo de se socializar, ou seja, comunica específicos significados através da linguagem, que prevalecem de geração em geração. Além de possuir o pensamento do qual provém toda sua capacidade de criar e evoluir. O pensamento é o ponto alto da grandeza do homem. O faz superar suas deficiências e desvantagens em relação aos animais, por isso que na fraqueza ele é forte e na limitação ele transcende inventando algo novo para superar tal limitação.

 Através do pensamento, o homem procura sentido para sua existência. Do pensamento humano também provém a reflexão, que é uma das capacidades de dobrar-se sobre si mesmo e se conhecer, atingir a autoconsciência. Poder-se-ia até mesmo dizer, que o animal também tem consciência, mas somente o homem tem consciência de sua consciência. Dessa forma, tem possibilidades infinitas de crescer e apreender todos os dias, com os outros e consigo mesmo como já mencionado. Por esse motivo, deve disciplinar-se para priorizar a Educação tanto para si, como para os demais.

A educação na vida e no trabalho do ser humano faz com que possa viver harmoniosamente com todos os seres vivos e com o planeta, de forma ética e correta, e possa, todos os dias, reinventar formas novas de melhorar sua vida, sem interferir de forma prejudicial no planeta. É preciso motivar adolescentes e jovens, que são no somatório a comunidade, a entender e buscar a inclusão vivendo situações agradáveis, recompensadoras, que tragam vontade de fazer diferente, de romper com o ciclo vicioso.

Sabemos também que isso não basta, temos que ter responsabilidade técnica de saber por que fazer, como fazer, como nos preparar para fazer e poder compartilhar método e resultados com outros. Diante de tal realidade, podemos dizer com certeza, de que “ser pensante” faz a diferença. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018