Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprendendo nas Redes Sociais

por Ariani Avozani Oliveira - Docente do Senac Santa Maria

 

É inegável que o mundo real está sendo dominado pelo mundo virtual. Já existe discussão sobre a vida e interação social apenas no mundo virtual, em que as pessoas estão deixando de relacionar-se presencialmente para apenas “navegar” na internet e nas redes sociais. Desta forma, o ensino nos moldes tradicionais acaba sendo desinteressante, ao passo que a internet ganha grande espaço na aprendizagem moderna.

Assim, é impossível falar em mundo virtual sem destacar a grande adesão às redes sociais, tornando-se essa uma grande ferramenta para aprendizagem estimulante. A utilização das redes sociais no ensino podem, perfeitamente, ser inseridas assemelhando-se ao ambiente virtual de aprendizagem dos cursos na modalidade a distância, com a interação instantânea, bem como, conversação por chats, debates e compartilhamento de materiais e conteúdos.

Ainda outro método que ganhou grande expansão neste ano são as interações instantâneas via Whatsapp (utilizado via telefone celular), que pela criação de grupos de conversa os alunos podem ser estimulados do mesmo modo que pelo Facebook.

Em ambas as situações, o professor interage com os alunos utilizando as ferramentas que eles diariamente utilizam como diversão, incluindo o ensino de forma divertida e natural, desenvolvendo a absorção do conteúdo de fácil compreensão. Claro que existe a preocupação e a importância de separar o professor educador virtual do professor amigo virtual, que apenas compartilha uma gama de informações sem preocupação com o conhecimento. O ideal é agregar estes dois perfis em um só, sendo o professor amigo educador virtual, que adota uma postura ética, agindo sempre com coerência e transmitindo valores e conhecimentos.

O perfil atual dos alunos, tanto da educação básica quanto da profissionalizante e superior, demonstra uma grande resistência em atingir o conhecimento pelos moldes tradicionais, haja vista a falta de valores éticos construídos em suas vidas pessoais, bem como a inquietude da nova geração tecnologicamente conectada.

Assim, as redes sociais podem estimular o conhecimento e ajudar o professor a resgatar nessa esfera dinâmica de comunicação os valores de vida, incentivando o sucesso e investindo na educação como um todo. Educando para vida e mudando vidas, esse novo modelo de ensino, pode integrar o presencial ao virtual, de modo a estimular cada vez mais os alunos a pensar em um mundo diferente, para fazer a diferença.

Nesse contexto, as redes sociais são e continuarão sendo uma grande ferramenta de ensino e aprendizagem, cabendo tanto ao professor, quanto ao aluno, utilizá-la de forma adequada a fim de complementar o conhecimento e transmitir constantes valores morais, socais e profissionais.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018