Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprendizagem ? uma oportunidade para a vida

por Maciel De Toni

Com os propósitos da lei da aprendizagem, mesmo com uma realidade atípica ao universo da maioria dos jovens de nossa cidade, onde o acesso a materiais, computadores, pátio, ar livre, estrutura e muitas oportunidades de relacionamento interpessoal, constrói-se o aprendizado e assim a mais farta forma de evolução profissional, podendo ter o reverso de tudo isso, uma vez que tolhida a vida social do jovem, o ambiente prisional também tem vista e vez, com o sentimento de que existe sim um nova oportunidade para fazer a diferença. 

Considerar que todos os jovens que estão presos não tem mais nenhum tipo de oportunidade, na realidade de nossa sociedade, considera-se inverídica. Construir oportunidades, levar uma nova situação de conhecimento, construção, apropriação de valores, conduta e acima de tudo profissionalismo tem sido o propósito levado aos 16 jovens aprendizes que estão, momentaneamente presos, e que poderão ter uma nova visão de mercado e de vida após cumprir sua pena e entender que podem ser cidadãos melhores em nossa comunidade. 

Muitas oportunidades para estudar são oferecidas para as pessoas, neste sentido, em especial, os integrantes do regime fechado, porém não é fácil a permanência destas pessoas em sala de aula, por motivos diversos elas abandonam os estudos, deixando o aprendizado de lado e buscando aprender na vivencia diária. 

Os estudos são importantes para a vivencia em sociedade, buscar um emprego melhor, saber tomar decisões. Para Aberto Dalbosco (2014) as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando eram jovens, podem voltar as escolas para estudar e assim ter um futuro melhor e mais digno, mas para isso deve partir delas o interesse pelos estudos. Estudar novos métodos de ensino e aprendizagem, buscar novos conceitos, para que se consiga despertar o interesse destes alunos e com isso obtermos melhores resultados do processo de ensino e aprendizagem, formando estas pessoas para o mercado de trabalho. A educação das pessoas na sociedade faz-se importante, devendo formar pessoas preparadas para o mundo, atuando com pró-atividade e organização, onde partindo deste princípio, os estudos devem ser direcionados para uma formação mais técnica e profissional. 

O processo de ensino-aprendizagem, ampara-se na concretização de relações interpessoais. Segundo Daiane dos Santos (2009), esses decorrem do modo como os sujeitos envolvidos interagem e desempenham seu papel social, procurando compreender os diferentes fatores que interferem na interação pedagógica. Há muito tempo os termos foram tratados separadamente – ensino e aprendizagem, mas estes não podem ser separados, pois fazem parte do processo. A prática constitui uma fonte indispensável de conhecimento, porém considerada em si mesma, torna-se insuficiente. Ainda de acordo com Daiane dos Santos (2009), “inúmeros são os desafios que afetam a educação, tanto na ordem econômica, quanto na política e na cultural”. Com tudo isso precisamos compreender a complexidade do processo ensino-aprendizagem enquanto produto e produtor da educação profissional. O retrato de tudo isso, conspira para que a sociedade mude, agregue oportunidades onde o jovem possa verdadeiramente ser visto como colaborador ao processo. 

O sentimento de contribuição para tudo isso, em especial no que tange ao ensino-aprendizagem, gera em nós uma maior empatia no propósito do curso. Relatos sobre situações vividas, suas relações com o cotidiano, o sentimento de que erraram e estão pagando sobre aquela determinada atitude, mas acima de tudo na esperança de se tornarem melhores que os demais em cela, conspiram para que a aprendizagem abra portas aos jovens que, nas atuais condições não tem maiores perspectivas e sim uma chance de recomeço, de retomar sua dignidade, atingida pelo ato, e consequentemente a mudança voluntária, evolutiva e construtiva que o programa pode agregar a colaboradores conscientes, engajados, fortalecidos e evoluídos em suas escolhas, atitudes e consequências.

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