Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O que o mercado de trabalho espera do profissional da massagem?

por Pedro Brum - Docente Senac Centro Histórico

O segmento da Massoterapia vem crescendo de uma forma extremamente estimulante no Brasil. Este “macro nicho” de mercado possuí diversas vertentes e especializações que são possíveis de serem realizadas pelo profissional que atua nesta área. O ramo da massagem está vinculado diretamente com a área da saúde e também com as terapias alternativas e complementares.

Pesquisas realizadas por grandes veículos de comunicação indicam que os brasileiros têm procurado cada vez mais as terapias alternativas como um meio complementar de tratamento. O jornal Folha de São Paulo (24/04/17) afirmou que, “em oito anos o número de atendimentos em terapias alternativas e complementares no SUS cresceu 670%, passando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016, segundo o Ministério da Saúde”. Estes dados mostram que a massagem, vinculada a essas terapias, vem ganhando um grande reconhecimento e também uma significativa procura pelo consumidor.

Entretanto, o que o consumidor, ou o mercado de trabalho, espera deste profissional? Muito se tem falado sobre a humanização do atendimento na área da saúde, então, acima de tudo, este profissional PRECISA ter sensibilidade, empatia e respeito. As pessoas vêm procurando um profissional que, além de ter domínio da técnica e formação adequada, tenha este “tato” humano, que saiba se posicionar perante seu cliente como um conhecedor, mas também como um ser igual a ele.

Cada pessoa é formada de um “todo complexo”, possui virtudes, medos, inseguranças, preferências, seu próprio jeito de andar, de sentar e uma forma diferente de olhar a vida. Perceber estas singularidades entre as pessoas é o que diferencia um excelente profissional de um profissional mediano, é a forma como se porta diante de outro ser humano. Capacitação é o básico, o mínimo esperado, mas é a Humanização que torna esse profissional único!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018