Integração de colaboradores na empresa
por Fabiane Tramontin - Docente do Senac Gramado
Começar em um novo emprego não é uma tarefa simples, você tem que se acostumar com outro ambiente, pessoas e formas de trabalho diferente. Quem acaba de desembarcar em uma nova empresa, por exemplo, pouco sabe de suas informações, de sua rotina e de seus principais desafios. O início, em grande parte, é caracterizado pela integração aos demais colaboradores.
Acolher um novo colaborador na empresa deve ser prioridade importante, pois esta integração inicial não só facilita o colaborador a compreender melhor as suas funções no novo local de trabalho, como também vai fazer com que ele se sinta mais confortável e confiante.
Isso não se restringe somente ao primeiro dia. Estender essa hospitalidade por algumas semanas reforça o processo de acolhimento que, com certeza, será lembrado com muita gratidão, principalmente aqueles colaboradores que acolheram com honestidade e comprometimento. Mas, é claro que no primeiro momento isso não ocorre é um processo normal onde o colaborador novo se torna um perigo para aqueles colaboradores que se sentiram ameaçados e acabam fazendo julgamentos de seu trabalho sem ter tido oportunidade de mostrar. Nesse momento, muitos colaboradores abandonam o trabalho por não se sentirem parte do todo.
Além de tudo isso, a integração é uma grande oportunidade de atração, retenção e engajamento do colaborador, além de ser o momento em que ele entende e se orgulha de fazer parte daquele todo. Ele aprende o funcionamento, se identifica com os valores e admira a história. Esse colaborador acolhido, orientado e integrado à organização e não apenas inserido nela, se sente motivado, comprometido com o trabalho e principalmente com os resultados da empresa.