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Megaeventos: legados para o Turismo

por Franciele Bandeira Figueiredo - Mestre em Turismo

Atualmente recebemos diversas informações nos meios de comunicação sobre os megaeventos que o Brasil irá sediar nos próximos anos. Entre eles estão: Copa das Confederações, que acontecerá em junho de 2013, Copa do Mundo 2014, de junho a julho, e os Jogos Olímpicos 2016, no mês de agosto.

Devemos considerar os efeitos desses eventos em todo o território nacional e, principalmente, ter a possibilidade de mensurá-los no futuro. São efeitos tangíveis e intangíveis considerando a infraestrutura e o impacto social.

Na infraestrutura os benefícios são visíveis e, como efeito, auxilia o país a se tornar global. Como consequência, gera investimentos internacionais, novos espaços de negócios, melhora nas telecomunicações, revitalização das cidades sedes, instalações turísticas de primeira, melhorias nos meios de transporte, entre muitos outros efeitos estruturais.

No impacto social, o intangível, podemos beneficiar a população com o incentivo à educação e especialização em áreas específicas, como idiomas e atendimento, toda a rede de recursos humanos e a multiplicação dos empregos.

Um dos objetivos de interesse em sediar estes megaeventos no Brasil tem relação direta com o Turismo, segundo a autora RUBIO, 2000, p. 18 “... atingir um aumento permanente no turismo geral, e em particular, congressos e convenções de negócios”.

O conceito de Turismo de eventos é discutido por vários autores no decorrer de anos de estudos, GETZ, 1998, p.425 apresenta “... um evento especial é a oportunidade para o lazer, para uma experiência social ou cultural fora da rotina diária”.

Destaque para pontos que pertencem aos conceitos: acontecimento criado com a finalidade específica, qualquer acontecimento que foge da rotina, soma de ações previamente planejadas. Esses pontos contribuem de forma significativa para a promoção do Turismo Nacional.

Com a realização destes Megaeventos no Brasil o setor do Turismo tende a criar uma expectativa positiva e alavancar cada vez mais eventos para o país, gerando, dessa forma, sustentabilidade para o setor e propiciando a queda da sazonalidade desse segmento. Acredito que os pontos positivos dessa empreitada farão jus a toda mídia que temos recebido e os frutos serão colhidos a médio e longo prazo.

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