Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Por que aprender uma língua estrangeira é importante

por Ruan Aramis Dias Pinto - Docente - Idiomas

- Por causa da nossa língua materna: falamos português, e essa é a língua mais importante para nós, seja por motivos práticos como por motivos emocionais. Por motivos práticos, porque não poderíamos nos comunicar verbalmente com a maioria das pessoas que vivem à nossa volta se não a falássemos, e consequentemente não conseguiríamos aproveitar nada da escola, pois as matérias nos são ensinadas em português, a não ser nas aulas de língua estrangeira. No mundo do trabalho a nossa volta, uma das exigências primordiais é que a pessoa saiba falar usando o idioma padrão nacional.

Os motivos emocionais são claros: é a língua da infância, é a língua em que nossos pais se comunicam com a gente, é a língua do berço, da nossa história. Como, então, falamos português, a necessidade em aprender outra língua estrangeira se torna maior, pois só falar português, infelizmente, no mundo atual, não é suficiente. Apenas nos últimos anos é que o número de interessados em aprender português aumentou isso por causa da importância adquirida pelo Brasil no mercado e economia internacional. Enfim, falar português não basta, embora seja o essencial para nós.

- Por causa das relações humanas: desde o começo da humanidade as pessoas se encontram e se relacionam com outras, pertencentes a outras culturas e falantes de outras línguas, por isso é importante saber falar uma língua estrangeira.  Desde a Antiguidade, saber falar outras línguas, como o copta, o grego, ou o latim, davam a oportunidade de poder comercializar um ou mais produtos de maneira mais abrangente e com melhores resultados, davam a oportunidade de aprender novas coisas com outras culturas, davam a chance de poder ler textos importantes e poder estudar. No mundo de hoje, saber falar outra língua também permite obter um lugar de destaque e importância dentro de uma empresa, chances de viagens e estudo.

- Por causa da Globalização, as fronteiras entre os estados e nações tornam-se cada vez mais tênues, cada vez mais as pessoas se movem de um lugar a outro e a necessidade ou oportunidade de entrar em contato com outra cultura ou língua é cada vez maior. Basta aproveitar bem as aulas de geografia, outra matéria escolar que nos ajuda a perceber a importância em saber outra língua.

- Por causa das tecnologias: os novos meios de comunicação exigem que saibamos falar outra língua, sobretudo o inglês. Para ler, estudar, conversar com alguém, nossas possibilidades se ampliam ao dominarmos outra língua, sobretudo quando ela é falada por um grande número de falantes (espanhol, inglês, mandarim).

- Por causa dos estudos: dependendo da área escolhida, os grandes autores da área são estrangeiros, e, embora tenhamos traduções de algumas obras, a língua original será sempre original, o nome já diz tudo.

Ganhar uma bolsa de estudo ou ir morar em outro país exige, em primeiro lugar, que o candidato saiba falar a língua do país para onde está indo, isso é sempre um ponto a mais, um ponto que vale mais que os outros. Vai estudar direito? Saber falar alemão ou francês te abrirá muitas portas. Vai estudar medicina? A maior parte do que é escrito nesta área está em inglês. Vai trabalhar no mercado internacional ou na relação com estrangeiros? Espanhol será uma boa escolha, já que o Brasil mantém fortes relações e tratados com países de fala espanhola.

Além de tudo o que foi dito, o essencial é que conhecimento a mais nunca é menos, em nenhum sentido, desde que sirva para algo, para teu bem-estar, teu sustento, para dar novos sentidos a tua vida.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018