Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A educação e o mercado de trabalho

por Jaqueline de oliveira da rosa oliveira - Docente do Senac Gramado

A essência da educação está em preparar os indivíduos para uma vida em sociedade; seja no âmbito escolar ou como um princípio ético alicerçado em valores morais.

Quando relacionamos educação com mercado de trabalho, podemos afirmar que a educação profissional atualmente é a opção de formação mais adequada para preparar jovens e adultos para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, pois a aquisição de conhecimento e de inovação são relevantes para profissionais que almejam sucesso nas empresas.

A educação profissional desenvolve competências específicas para determinadas funções nas empresas, sendo assim, transfere conhecimentos práticos que a educação formal não ensina.
Por outro lado o mercado de trabalho é exigente e procura profissionais capacitados, mas eles são muitas vezes contratados pelos seus conhecimentos técnicos e demitidos pelos seus comportamentos. Então, nesse momento é que a educação como princípio ético apresenta toda a sua importância.

Porque mesmo que sejamos os profissionais mais qualificados tecnicamente, a educação que visa valores morais e a que vivenciamos por vários anos na escola ainda é a que nos faz sermos cidadãos respeitados e que sabem viver em sociedade respeitando a individualidade e o espaço alheio.

Portanto, ao unirmos a educação formal e a profissional podemos ter no mercado de trabalho profissionais qualificados, competentes, bem relacionados e aptos para desempenhar suas funções com qualidade e excelência em qualquer empresa. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018