Gestão pela qualidade: como gerenciar uma empresa com foco na excelência.
por Luiz Otavio S. Leite
Quando se discute gestão pela qualidade, o primeiro ponto a ser esclarecido refere-se às razões que levariam uma empresa a adotar este enfoque. O que está se procurando saber é como gerenciar uma empresa com foco na excelência, envolvendo todos os colaboradores em prol de resultados que beneficiam a empresa especialmente em termos de qualidade.
A qualidade é uma filosofia que abarca todos os setores de uma empresa, que defende uma visão holística e sistêmica, para integrar as ações das pessoas, com máquinas, informações e com todos os recursos envolvidos nos processos e atividades.
Podemos definir qualidade o conjunto de características a serem realizadas em determinado grau, de modo que o produto/serviço em questão satisfaça às necessidades dos clientes e demais partes interessadas.
A gestão pela qualidade está baseada no principio da melhoria continua de produtos e processos “Kaizen”, que significa (Kai) mudança e (zen) para o bem. Seus principais elementos são: qualidade, esforço, vontade de mudar e comunicação.
Ao adotar a gestão pela qualidade a empresa deve estar ciente de que irá passar por uma profunda mudança, e esta mudança, essa transformação afetará a todos.
O gerenciamento com foco na excelência está na boa administração que visa desenvolver e aplicar programas participativos, que permitam o envolvimento real de um número maior de colaboradores no processo decisório relacionado à mudança. Dessa forma, auxilia a reduzir a resistência que acontece em todos os processos de mudança e transformação.
O gerenciamento de uma empresa envolve habilidades e conhecimentos, que compreendam a complexidade da organização, seus aspectos estruturais, a filosofia, missão, valores, estilo de gestão e o ajustamento dos colaboradores a empresa, buscando conciliar o objetivo individual com os objetivos da empresa.
Desta forma, concluímos que gerenciar com foco na excelência está diretamente ligado à busca da satisfação de nossos clientes interno e externo. E a garantia da satisfação depende da expectativa que foi gerada em contra ponto ao desempenho apresentado com qualidade.