Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Comunicação interna ou endomarketing: uma ferramenta de motivação

por Sônia Maria Leite de Oliveira - Docente

As empresas, atualmente, buscam estratégias inovadoras para obter o resultado almejado no segmento que estão inseridas e, através de ações de comunicação interna, chamada de endomarketing, muitas têm garantido um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo. 


O endomarketing é a prática e o processo comunicativo de uma determinada organização com o seu público interno, impactando no atendimento ao público. A comunicação interna eficaz traz motivação, engajamento, a sensação do pertencimento dos (as) colaboradores (as) dentro da empresa. 


A empresa pode implementar o endomarketing a partir das seguintes ferramentas: o mural, o jornal corporativo, as reuniões de feedback, a intranet, as redes sociais, rádio interna. Com estes recursos os (as) colaboradores conhecem a cultura da empresa e antecipa respostas para suas expectativas, ajudando administrar o conflito e a buscar soluções preventivas. 


Para o endomarketing obtenha os resultados acima expostos é preciso o comprometimento da liderança nos processos de comunicação de forma clara e objetiva para motivar a sua equipe na cultura e no clima organizacional, resultando na qualidade das relações humanas dentro da empresa, assim como a melhoria do atendimento aos clientes.

 
Dica de leitura 
1. BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. 
2. BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketinsg: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 
3. BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomerketing. Porto Alegre: L&PM, 2005. 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018