Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O processo de Coaching como ferramenta de desenvolvimento organizacional

por Catia Aparecida Machado Espindola - Docente Senac Viamão

A excelência profissional tem sido um dos objetivos primordiais do ambiente corporativo, de maneira que observamos que temos de um lado as empresas em busca de talentos que contribuam ativamente no seu crescimento, e por outro lado temos os profissionais que pretendem estar presente dentro destas organizações em busca da realização profissional, cujos projetos refletem na sua vida pessoal. E uma das ferramentas para esta realização é o coaching.

A palavra Coach é inglesa e significa originariamente carruagem. Conta-se que sua origem deu-se no século XV, na cidade de Kocs na Hungria, cidade que era rota de viajantes da Europa e onde foram produzidas as primeiras carruagens com suspensão feitas de molas, também chamadas de coaches.

O coaching se resume no processo de aprendizado focado em resultados, levando você de onde está para onde deseja chegar. Através de perguntas objetivas o profissional (coach), identifica o estado atual de seu cliente (coache) e com as suas respostas ajuda caminhar o estado desejado. Como afirma Marques (2012, p. 161):

O processo ajuda o coachee a aprender e reaprender; faz com que o mesmo reveja suas crenças, e encontre respostas que o auxiliarão a sair do estado atual para o estado desejado. Vale ressaltar que um dos grandes diferenciais são os questionamentos, pois é o próprio coachee (cliente) quem dá as respostas, através dos questionamentos do coach (profissional). Para tanto, a pergunta certa fará toda diferença no processo.

 

Neste sentido, o coaching tem o objetivo de desenvolver pessoas, na qual o coach (profissional) e o coachee (cliente), em comum acordo traçam ações para atingir os resultados positivos em curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também no reconhecimento e na superação de adversidades.

O coaching proporciona uma série de benefícios, como:

  • Aumenta e estimula o autoconhecimento;
  • Desenvolve competências e potencializa o crescimento pessoal e profissional;
  • Identificação e eliminação de bloqueios;
  • Aumento da capacitada de gerir conflitos.

Então, pode-se afirmar que o coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos, que encoraja o cliente a seguir em frente e a obter as conquistas em prol da realização profissional e pessoal.

 

Referência Bibliográfica

  1. MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança.  São Paulo: Ser Mais, 2012.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018