Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Matemática aliada ao Empreendedorismo

por Livia Ferreira Paim - Orientadora Educacional

A Educação Matemática para o empreendedorismo dentro dos Cursos de Aprendizagem Comercial Senac-RS faz-se necessária visto a missão é “Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo[1]”. Por esse motivo, uma das estratégias que utilizada para adaptação das solicitações da demanda de Senac-RS é possibilitar que o processo educativo seja inovador, moldando o jovem para o mercado de trabalho com competência e potencial que, ao mesmo tempo, esteja preparado “para ser dono de um negócio ou para atuar como colaborador” e que suas atitudes exerçam seu papel como cidadão e contribuam para construção de uma sociedade sustentável.

Pensando em criar um sentido para aprender matemática, trouxemos a ideia de, primeiramente, incentivar os alunos a administrar seu dinheiro de maneira consciente, de incluir os jovens nas propostas do mercado de trabalho e, ainda, oportunizar o desenvolvimento de novos empreendedores, investindo na criação de práticas sustentáveis como um diferencial. Nessa mistura de ideais, realizamos o Projeto em sala de aula, intitulado “Brechomática”.

Para afirmar a importância da criação deste projeto, fizemos reflexões a fim de se trabalhar melhor com o dinheiro. Não existem regras, apenas se cria um pensamento diferenciado com relação ao dinheiro, e pensando em desenvolver autonomia, confiança e liberdade financeira, os jovens planejam seus gastos e aprendem a poupar a partir de suas necessidades.

Os Jovens Aprendizes envolveram-se com o assunto e buscaram entender e formar suas opiniões. Além de causarem uma mudança em seus hábitos, mesmo que pequenas, compartilharam seus conhecimentos com suas famílias e sentiram-se úteis em colaborar com pessoas que desconhecem o assunto abordado.

O desenvolvimento do “Brechomática” apresentou uma das diversas maneiras de inovar e utilizar o empreendedorismo nas aulas de matemática e o quanto isso pode favorecer a aprendizagem, além de ser uma opção para fortalecer o desenvolvimento da Educação Corporativa para o mundo do trabalho.

Trabalhar com a Educação Corporativa ligada à matemática proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades que são imprescindíveis para a empresa, dentro de sala de aula, possibilitando que teoria e prática estejam interligadas e contribuam para um bem comum.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018