Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gestão Financeira

por Livia Ferreira Paim da Silva - Prof Licenciada em Matemática e Mestranda em Ciências Matemática

Antes de administrar as finanças, é importante perceber que existe um relacionamento entre o indivíduo e o dinheiro. Para que a relação não seja a de “quanto mais eu ganho, mais eu gasto”, faz-se necessário compreender as diferenças entre gastar, investir e poupar.

 

O comportamento comum do indivíduo é gastar, utilizar o dinheiro para lazer, alimentação e despesas pessoais, com a justificativa de que “eu preciso”. O fato é que consumimos sem pensar, sem estabelecer padrões e, consequentemente, torna-se inviável investir e poupar.

Quando eu realizo uma compra a prazo, independentemente da quantidade de parcelas, estou investindo parte de um valor que ainda não recebi e, assim, passo a comprometer o montante dos meses. Ou seja, fica impossível poupar.

Poupar é uma oportunidade de estabelecer controle e segurança sobre as finanças, principalmente, pelo fato de que maiores investimentos solicitam valores logo no início da compra. Também permite que se tenha segurança para o futuro ou até oportuniza conquistas que empenham maiores investimentos.

Essa é a lógica. Porém, mais importante é controlar a ansiedade para o consumo. A necessidade imediata de adquirir junto à facilidade para parcelar são a combinação perfeita para o descontrole financeiro.

Então, antes de gastar reflita:

Para os gastos diários: para economizar, nem sempre comprar embalagens maiores com mais quantidades é interessante. As famílias estão mudando e os alimentos apresentam prazos de validade curtos, portanto, adquira o necessário para evitar desperdícios.

Exercite a pesquisa: compare preços. Antes de finalizar a compra, certifique-se de ter observado o local que oferece melhores condições de pagamento e vantagens.

Parcele menos: Com as ofertas e inovações tecnológicas, somos diariamente envolvidos com novas oportunidades de consumo. Por isso, se comprar a prazo, parcele em menos meses para que possa recomprar sem que as parcelas se juntem.

Controle suas finanças: Utilize ferramentas como aplicativos para envolver todos os gastos, os custos fixos e variados do seu mês, assim, você terá uma visão macro e a longo prazo de suas finanças, permitindo que planeje reduções de custos desnecessários e investimentos.

Aprenda a poupar: Não importa o valor, construa a disciplina para guardar. Ela pode realizar seus sonhos.

Sucesso!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018