Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O que é um líder?

por Luana Teixeira Moreira - Docente do Senac Santana do Livramento

Esse é um tema bastante atual, pois os líderes têm ganho bastante espaço dentro das instituições. O problema que enfrentam, é a falta de capacitação dos mesmos. Mas afinal, o que realmente são líderes? São pessoas capacitadas, que se sobressaem em sua grande maioria nas análises de desempenho, são colaboradores capazes de exercer motivação na sua equipe e visam trabalhar juntos vendo no grupo meios de alcançar os objetivos gerais da empresa.

Os líderes exercem influência, tem empatia e normalmente conseguem que sua equipe faça as tarefas sem precisar exigir, pois querem ajudar a alcançar as metas desejadas, pelo simples comprometimento e segurança que o mesmo transmite aos demais. É necessário ter carisma, ter o cuidado de ouvir com atenção as necessidades da sua equipe e, acima de tudo, demonstrar autonomia e confiança, pois assim conseguirá criar um ambiente de trabalho tranquilo e acolhedor.

As mais diversas empresas estão investindo no seu bem mais precioso, que são seus colaboradores, por meio de cursos, capacitações e análises de despenho. Esses são alguns dos meios que auxiliam a encontrar verdadeiros líderes. Pesquisas tentam comprovar que as pessoas nascem com esse dom ou conseguem adquirir ao longo de estudos. Podemos afirmar que algumas pessoas são mais propensas a outras para atuarem com liderança, mas a liderança exige uma série de atributos como paciência, disciplina, humildade, compromisso, respeito, empatia e capacitação.

É bom lembrar que para ser um bom líder o ego tem que ser deixado de lado, caso contrário não irá existir uma equipe e sim um chefe e seus subordinados, sendo assim, para que os processos alcancem as metas desejadas, um líder deve pensar no “nós” e nunca no “eu”. Um exemplo disso, bem simples é este caso: "O presidente chama o líder para parabenizá-lo pelo objetivo alcançado. Um bom líder irá chamar sua equipe para receber os votos, um chefe irá agradecer e ainda dizer “eu consegui! ”.

Se quer ser líder para aumentar seu ego, esqueça pois nunca terá uma equipe comprometida que irá lhe ajudar, terá pessoas que não farão nada além das suas obrigações.

Quando um líder demonstra empatia, segurança para sua equipe, sempre ouvindo com atenção e demonstrando querer ajudar, ele está auxiliando seus colegas a trabalhar em um ambiente onde são ouvidos e assim fará com que vejam o local de trabalho como um ambiente agradável e acolhedor, onde as pessoas conseguem demonstrar seus medos e fraquezas sem anseios de ser criticado, trabalhando com sua equipe a inteligência emocional.

Outra ferramenta importante para o líder é o feedback, com ele podemos orientar de maneira positiva, auxiliando o caminho que o colaborador deve seguir, apresentando meios, ferramentas para aprimorar seu trabalho de forma a ajudá-lo a produzir de maneira satisfatória.

Então, em poucos parágrafos podemos descrever a importância dos líderes e como empatia e capacitação são fundamentais para exercer essa função tão gratificante.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018