Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Por que a abordagem comunicativa?

por Alejandro Moliterno Vanerio - Docente do Senac Santana do Livramento

Com a globalização, se faz cada vez mais necessário aprender uma língua estrangeira. Atualmente, existem inúmeras escolas que ensinam idiomas e cada uma tem a sua metodologia. Porém, um fator muito importante é o foco do ensino visando a comunicação. O mercado de trabalho, hoje em dia, exige que seus colaboradores tenham domínio de outros idiomas. A aprendizagem desses deve ser feita de forma eficiente e da forma mais natural possível. Desta forma, a metodologia comunicativa se torna a mais eficiente para a finalidade de aprender uma língua estrangeira. 


A communicative approach ou abordagem comunicativa é muito eficiente em termos de resultados e também por ser uma abordagem atrativa para os alunos, isto é, ela foca na comunicação. Quando a comparamos com outras metodologias, essa é a que mais se assemelha da aprendizagem da língua materna, pois propicia situações comunicativas, o que torna a aprendizagem mais efetiva e significativa para os alunos. Além disso, com outras metodologias o ensino pode parecer tedioso e demorado. A repetição de frases, as atividades de completar lacunas, a memorização de regras gramaticais e vocabulário são atividades que estão presentes em todas as metodologias, porém, na comunicativa essas têm menor peso. A abordagem conta mais com situações nas quais o aluno terá de se comunicar para solucionar problemas, como por exemplo, cumprimentar pessoas, se apresentar, ir ás compras, fazer pedidos, entre outras. Assim, com base em atividades próximas do cotidiano dos alunos, ocorre o envolvimento dos mesmos proporcionando a aprendizagem através de experiências significativas. 


Quando pensamos numa sala de aula, a primeira imagem que vem na cabeça da maioria das pessoas é a de cadeiras organizadas em filas e alunos com a cabeça baixa lendo ou escrevendo algo, bem como um professor em frente aos alunos ditando regras e os alunos apenas prestando atenção. Nessa perspectiva, os alunos serão capazes de memorizar regras e vocabulário, mas nada garante que o aluno saiba utilizá-los em diferentes situações. Por outro lado, os alunos devem ser apresentados a um ambiente no qual eles possam interagir, para assim cometer erros e aprender com os mesmos. Dessa forma, eles se engajarão em práticas sociais da linguagem no idioma alvo, que serão muito mais significativas e terão um melhor resultado. Portanto, quando você entrar em uma sala e tiver a impressão de que é um caos, não interrompa pois, a aprendizagem está acontecendo nesse caos.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018