Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

T É A ? Tudo É Aprendizado

por Wanderley Viana Machado - Docente do Senac Santana do Livramento

O processo de aprendizado tem seu início bem antes da chamada em sala de aula, antes do bom dia ou boa tarde do professor. Na verdade, tudo que afeta nossos sentidos é aprendizado. Outro dia em sala de aula, um aluno, antes da chamada, por ocasião da tarefa de criar um produto e trabalhar seu marketing, relatou que na Noruega, a partir de 2025, só será permitida a venda de carros elétricos e aí se iniciou o debate. Debate esse que passou por marketing, sustentabilidade, formas de energias limpas, chegando à política financeira e econômica.

Naquele dia não teve conteúdo escrito. Alguns alunos faziam seus apontamentos, pois conhecendo este professor, tinham certeza que seria solicitado uma avaliação daquele bate papo com aparência de informalidade, mas de grande valia num contexto de aprendizado para construção da carreira profissional. Ali, apresentavam-se várias competências que assimiladas fariam grande diferença na vida daqueles alunos e da minha também. Respeito, empatia, trabalho em equipe, estar atualizado, participação, capacidade de observação, etc.

É importante a consciência de desenvolver novas competências, estando presente em cursos com novos objetivos, seguindo em frente e buscando estar motivado. Estar disposto a novas tarefas e desafios, melhorar a autocrítica, praticando um olhar diferente. O olhar do sugerir, o olhar do opinar promovendo melhoramentos no lugar em que se está inserido. Tudo é aprendizado. Não esqueça: TÉA.

Comecei a usar esta sigla com meus alunos da aprendizagem. Desta maneira, tento mostrar a eles que aprendemos todo dia, a todo momento, dentro e fora da sala de aula. Se aprende com o professor que precisa ser um companheiro na caminhada de tal descoberta, com a família, com os amigos, sem esquecer da mãe-net – a sábia internet disponível a qualquer momento. O mundo do trabalho, nestes tempos, urge conhecermos o saber da vida. Se formos ao dicionário, o significado de urge é: “ação de necessitar com urgência, de solicitar com insistência”. E assim é o mercado de trabalho: se transformando rapidamente e nos cobrando diferentes competências. Algumas delas recém-saídas do forno, ou seja, descobertas nas situações inusitadas do mundo corporativo e empreendedor, mundo este pelo qual um bom profissional, mais cedo ou mais tarde, irá passar.

Estar preparado é também abrir portas para as oportunidades. Talvez seja mais fácil, quando perdemos uma vaga de emprego, pôr a culpa na sorte e deixar para lá o atualizar-se profissionalmente. Este mercado de trabalho que se apresenta hoje é bem diferente daquele que nossos pais receberam há alguns anos. Encaixar-se nele está difícil, parecendo quase impossível, mas se faz necessário um olhar diferente para tal situação. Podemos nos socorrer nesta hora em Elmer G. Letterman, quando diz que “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018