Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O inglês abrindo portas

por Miguel Angel Martinez Rodrigues - Docente do Senac Santana do Livramento

Atualmente, é de conhecimento popular que o inglês tem se tornado o idioma de preferência em vários âmbitos. Seja na China, na França ou no Chile, qualquer pessoa que tenha conhecimentos básicos de inglês vai chegar muito mais longe, sem a necessidade de ser fluente em chinês, francês ou espanhol. Daí o nome em latim “língua franca”, pois o idioma é considerado universal.

Desde cedo me senti atraído pela aprendizagem da língua. Muito diferente de matérias na escola como matemática ou química, para mim o inglês sempre foi algo apaixonante. Eu sempre comparei essa paixão com a paixão que Hermione (da saga Harry Potter) tinha pelos feitiços. Percebia que era algo que mais adiante eu ia utilizar como ferramenta e podia aplicar de maneira prática, ver os resultados, como se estivesse usando meus próprios feitiços.

Um dos maiores prazeres, e algo com o que sempre sonhei, foi poder assistir a um programa de televisão ou um filme, ou escutar uma música no rádio e ser capaz de entender completamente o que estava sendo dito, sem necessidade de legendas ou dublagens, deixando de lado aquela pesquisa para achar a letra traduzida. Porque uma coisa eu aprendi vendo filmes com legenda: tem muitos detalhes que escapam na tradução. E sempre querendo saber a verdade absoluta, isso só me motivou mais ainda.

Com o decorrer do tempo, e quanto mais meu nível aumentava, me senti muito realizado com a possibilidade de poder inclusive falar com nativos e manter conversas por horas e horas, conhecer culturas, ter acesso a coisas que jamais imaginei poder alcançar, que graças ao inglês foram possíveis.

A confiança que ganhei me fez sentir interesse em formalizar o meu nível de conhecimento, o que me levou a me preparar e render o teste de Proficiência da Cambridge, que além de ser reconhecido mundialmente, foi um degrau que me possibilitou escalar mais alto na minha carreira como professor de idiomas.

Me sinto orgulhoso ao dizer que minha paixão pelo idioma tem me levado muito mais longe do que eu jamais pude imaginar e tenho muito presente que isso é apenas o começo de uma jornada que ainda tem muitos capítulos pela frente, aguardando serem lidos, com a paixão de sempre, e o entusiasmo que isso desperta em mim.

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018