Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A minha verdade e as palestras motivacionais

por Rafael Damé - Mestre

Historicamente sou injustiçado por ser um crítico de palestras motivacionais, pois bem, chega o momento de minha defesa: minha crítica não é sobre as palestras deste tipo, minha crítica está sobre a limitada visão do gestor sobre os resultados esperados em função deste tipo de ferramenta. Sim, a palestra motivacional pode ser uma ferramenta de gestão que como qualquer outra deve ser usada de forma correta para ter o resultado alcançado de mesmo formato. 

A motivação vem do ser humano, é gerada por uma espécie de força que chamamos de auto-motivação, ou seja, é preciso querer estar motivado para realmente motivar-seou seja, ninguém motiva ninguém! É lógico que o ambiente (empresa) conspira a favor da manutenção desta motivação ou mesmo potencializá-la. 

Mas onde está o erro das palestras motivacionais? pois bem, o erro está quando o gestor acredita que este tipo de ferramenta vai manter seu colaborador motivado, NÃO! Esta palestra, se bem ministrada, dará o "gás" para o expectador enfrentar uma determinada situação que ocorrerá em curto prazo, ou seja, resultado imediato de duração curta, como uma promoção, por exemplo, a manutenção desta motivação virá pelo alcance do resultado e pela continuidade de benefícios e de ambiente que viverá este colaborador.

A palestra motivacional é ferramenta gerida por indivíduos com o poder da oratória, vendendo benefícios, bem como palavras que seus expectadores sabem, porém precisam ouvir de alguém diferente que não seja si mesmo.

Então, se quiser, invista na ferramenta, ela não é problema, problema é sua expectativa exagerada para os resultados de médio ou longo prazo, aí o erro não está na ferramenta, e sim em você.

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018