Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Empreendedorismo como conteúdo transversal nos cursos técnicos

por Roberto Aguiar Junior - Orientador Educacional ­ da Fatec Pelotas

Atualmente, estamos diante de uma sociedade que nos obriga a pensarmos de forma criativa e diferente, onde as oportunidades de emprego vão além do que o mercado de trabalho nos oferece, hoje, no contexto diário. É comum encontrarmos pessoas que construíram seu próprio negócio e levam a vida sendo patrão de si mesmo. 

Porque não pensarmos de forma diferente? E que bom podermos preparar nossos alunos para tal realidade. A inclusão das aulas de empreendedorismo dentro das atividades técnicas do curso é de extrema importância, pois faz o aluno pensar e se localizar dentro das necessidades da comunidade, incentivando­o, guiando­o e quem sabe construindo seu próprio negócio ou ainda desenvolvendo uma solução para um problema cotidiano, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas.

Para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transformá-­la numa empresa sem antes trabalhar e estudar muito. Conhecer o que se quer é o primeiro passo de um longo caminho. Por isso, o empreendedor além de criatividade precisa aceitar os riscos, confiar na própria capacidade de tomar decisões, ter iniciativa e persistência.

É o que nós professores devemos, de uma forma ou outra, demonstrar aos alunos, passando orientações que podem vir a mudar o rumo de suas atividades, além de pensar no que o mercado de trabalho oferece atualmente. O sucesso pode estar ao nosso lado, e as oportunidades muitas vezes passam diariamente diante de nossos olhos e a deixamos escapá­las, só por não termos um olhar empreendedor sobre determinado assunto.

As aulas de empreendedorismo visam ajudar o aluno a identificar necessidades, gerando oportunidades de melhorias e quem sabe, geração de renda futura.

 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018