Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

por Rafael Nunes Folha - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas

Com os atuais avanços da tecnologia, empresas estão alinhando com mais frequência seus serviços com a tecnologia. Justamente por esse motivo nos perguntamos: a tecnologia está tirando os empregos dos trabalhadores? Claro que não ocorre esse problema, pois a tecnologia alinhada com o mercado de trabalho é algo absolutamente incrível. Além de beneficiar o empregador, beneficia principalmente o trabalhador, pelo simples fato que alguns anos atrás o trabalho braçal, ou seja, o trabalho “bruto” era realizado pelo próprio trabalhador e isso prejudicava sua saúde.

Quando falamos em saúde podemos citar empresas montadoras de automóveis. Antigamente, estas possuíam linhas de produções para montagem de automóveis totalmente dependentes de serviço braçal, onde os trabalhadores realizavam todo o procedimento de montagem do automóvel, desde a solda da lataria até a pintura. Atualmente, esse processo todo é automatizado, sendo assim, não existe mais o serviço “bruto”. Todo o processo é realizado por máquinas com tecnologias avançadas, nas quais se fabrica o produto final centenas de vezes mais rápidas e com precisão, sendo muito benéfico ao empregador, pois o retorno é muito rápido e de qualidade garantida.

Já os benefícios para os trabalhadores são inúmeros, principalmente na questão saúde. Com a inserção de tecnologias nas empresas, a maneira de se trabalhar mudou drasticamente, ou seja, o trabalhar não precisa mais carregar materiais pesados, pintar inúmeras peças ou até mesmo um automóvel por completo. Hoje todo esse procedimento é realizado por máquinas automatizadas. Porém, para operar essas máquinas é necessário que os profissionais sejam qualificados, sendo assim esses profissionais devem entender a tecnologia que estão operando e não há nada melhor para entender a tecnologia do que estudá-la .

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018