Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Educação Profissional X Vulnerabilidade Social

por Águeda Cecília Back

Percebemos que o mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente e, sabemos que a qualificação profissional é um dos fatores predominantes no momento de uma seleção/ contratação. Devido a isso as pessoas devem estar capacitadas para exercer múltiplas funções e assim atender as expectativas dos empregadores.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada em maio desse ano, constatou-se que a capital do Rio Grande do Sul tem taxa de desemprego abaixo da média nacional, que é de 5,8%. A capital gaúcha apresentou 4% de desocupação, o que corresponde a aproximadamente 79 mil pessoas. Vale mencionar que pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) identificam o desemprego como uma das principais causas de vulnerabilidade social e violência.

Ao analisarmos esse contexto, conclui-se que a qualificação profissional é de suma importância e que hoje o acesso à Educação Profissional é possibilitado a todas as classes sociais. Vale salientar como referência em oferta de Educação Profissional em nosso estado o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac RS, que em 64 anos já capacitou 6 milhões de gaúchos o que gera empregos formais. O Senac RS disponibiliza educação em todos os níveis, do menor aprendiz à pós-graduação, sendo que possui programas de acesso gratuito, como o Programa Senac de Gratuidade – PSG. Também é parceiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, cuja gestão é feita pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e executa ações gratuitas de orientação e qualificação profissional, através da Política de Gestão Socioambiental, em comunidades vulneráveis.

Diante desses dados históricos e do atual cenário, vale a pena refletir sobre o percentual de acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional, bem como as mudanças no contexto social que as qualificações vêm trazendo, assim como a conscientização sobre a importância da capacitação para o profissional atual.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018