Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Qualificação profissional de forma imprescindível

por Águeda Cecília Back

Cada vez mais empresas fecham as portas para trabalhadores sem capacitação profissional. Com a queda das taxas de analfabetismo crescem os números de candidatos com Ensino Médio completo e devido a isso as exigências mudaram, tornando a qualificação profissional imprescindível.

Os jovens do século XXI estão se deparando com um mercado de trabalho competitivo e que a cada dia exige mais qualificação, experiência, habilidades e competências para exercer uma determinada função dentro de uma instituição. Somente aqueles que estão atentos às mudanças e com olho no futuro conseguirão os “melhores empregos” e uma carreira de sucesso.

As pessoas, principalmente os jovens, estão estudando mais, fazendo com que a população brasileira esteja mais escolarizada. Por outro lado, a taxa de desemprego ainda é muito alta, ou seja, existem muitas pessoas buscando uma oportunidade formal de emprego. Porém, essas pessoas precisam de qualificação profissional porque as micro e pequenas empresas percebem que a capacitação é fator fundamental para a qualidade do trabalho e o para que o conjunto de serviços oferecidos pelo colaborador tenha um diferencial. É esse diferencial repercute na própria empresa.

Segundo Gehringer (2008, p.31) “Estudar é preciso, isso é regra no mercado de trabalho no século XXI e vale para que tem 15 ou para quem te 50 anos”.

A cada momento que passa, o mercado de trabalho fica mais exigente e isso esta fazendo com que as pessoas estejam mais preparadas para essas mudanças que ocorrem quase que diariamente. A qualificação profissional surge dessa forma como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018