Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Transforme sonhos em objetivos

por Kelen Dorneles Kosloski - Docente do Senac São Luiz Gonzaga

Sonhar é algo natural do ser humano, é de ordem emocional. Passamos horas utilizando nossa imaginação e visualizando situações as quais gostaríamos de estar ou de vivenciar. Queremos ser bem-sucedidos, ter uma vida social melhor, ter uma boa casa, estar em forma, etc. Sonhar é ótimo, é o início de um processo de mudança. Porém, a maioria das pessoas para por aí: apenas sonha. O problema é que sonhos declarados, mas não realizados, aumentam nossa a insatisfação e geram sentimentos de incompetência e frustração, tornando cada vez mais difícil seguir em frente.

Fazer mudanças significativas em nossa vida exige muito mais do que reflexão, do que desejo, do que sonhar. É preciso estabelecer objetivos. Este sim é o caminho para verdadeiras mudanças. Segundo o dicionário, objetivo é aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação (alvo, fim, propósito, objeto). Ter objetivos é o que nos move a cada dia. Objetivos são racionais e concretos.

Mas como transformar sonhos em objetivos? É preciso, depois de sonhar, estabelecer metas que levem a conquista do tão desejado objetivo. Acontece que as pessoas costumam estabelecer para si metas muito distantes do que é possível para o momento. Ou então prazos curtos demais. Dessa forma, não conseguem o que desejam, se sentem frustradas e desistem. Vivemos numa época em que queremos as coisas pra ontem, como em um passe de mágica. O ideal é sonhar grande, mas dividir o sonho em etapas menores. Assim, cada vez que uma etapa for vencida saberá que o seu alvo estará um pouquinho mais próximo de você.

Outra dica importante é saber o propósito do objetivo. Para que as metas traçadas sejam seguidas é preciso deixar bem claro qual é a importância dessa conquista para você. Saber exatamente os benefícios de se alcançar o prometido é o que mantém a motivação e ajuda seguir a disciplina. Substitua seus hábitos ruins que não lhe ajudam em nada, e muitas vezes atrapalham. Se quiser criar uma mudança em sua vida, deve reforçá-la constantemente. É preciso que sejamos condicionados para ter êxito não apenas uma vez, mas rotineiramente. Se você não se esforçar para criar novos hábitos, com certeza acabará caindo nas velhas manias de comportamento.

Então, se você já tem claro quais são os seus objetivo priorize-os e crie um plano de ação para executá-los. Defina o que você quer e como quer, estabeleça uma data para começar e concluir, veja se dispõe dos recursos necessários para atingi-los ou se precisa da ajuda e apoio de outras pessoas. Reflita sobre o que vai ganhar e do que será necessário abrir mão. Não deixe seus objetivos desse ano ficarem para a lista do ano que vem. Não permita que 2015 termine sem conquistas que você possa se orgulhar. Seja o protagonista de sua história. Seja seu melhor amigo, seu melhor aliado e seu maior motivador. Comprometa-se consigo mesmo e use o seu potencial a seu favor. Faça de 2016 um ano de realizações!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018