A importância do envolvimento das crianças em atividades gastronômicas
por Juliana Venquiaruti Borba - Química Industrial de Alimentos e Docente do Senac São Luiz Gonzaga
Pensando que muitas de nossas paixões são despertadas ainda na infância, considera-se importante oferecer às crianças oportunidades para que testem suas habilidades através de diferentes experiências. Na maioria das vezes é possível perceber, ainda nos primeiros anos de vida, aptidões natas que todos possuem. Neste sentido, é possível, e até necessário, solicitar a participação dos pequenos em atividades comuns do dia a dia como na cozinha, por exemplo.
Sabe-se que deixar uma criança sem supervisão em um ambiente onde se manipula objetos pontiagudos e equipamentos elétricos pode ser um risco. Nesse sentido, o acompanhamento dos pais é fundamental e, certamente, fator importante no estreitamento dos laços de amizade e companheirismo entre ambos. Em meio a rotinas agitadas das famílias modernas cozinhar um prato simples com uma criança pode ser um momento para relaxar, já que essas atividades requerem atenção redobrada, preparo e tempo, o que muitas vezes falta no cotidiano das pessoas.
Em um cenário em que a grande parte da população tem acesso a educação é importante que, desde cedo, as crianças sejam estimuladas a criar, desenvolvendo sua autoestima, capacidade de tomada de decisões, autoconfiança e responsabilidade. Assim, a área da gastronomia torna-se uma ferramenta na formação de indivíduos seguros de seus desejos e possibilidades e capazes de enfrentar com mais facilidade as relações e experiências futuras.