Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gerencie suas Finanças

por Johan Hetzel Pereira - Gestão

Você tem dificuldades para controlar o seu dinheiro? A sua conta bancária apresenta saldo zero – ou negativo – antes do término do mês? Sente dificuldades para quitar todas as suas contas? Se a sua resposta a essas perguntas é “SIM”, você precisa gerenciar suas finanças.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), cerca de metade dos brasileiros afirmou realizar controle organizado dos seus orçamentos. Essas instituições registraram que muitos brasileiros sabem sobre a importância de práticas financeiras adequadas, porém a maioria não as aplica no cotidiano. Vamos ver alguns números publicados pela pesquisa:

- 58% dos entrevistados sentem dificuldades para organizar ganhos e gastos mensais, e um quinto desse percentual tem dificuldades de reunir e lembrar-se de todos os pagamentos;

- 48% não costumam controlar efetivamente seus ganhos e gastos, 27% afirmam fazer esse controle de cabeça e 2% confiam essa atividade a outras pessoas;

- 19% não registram, nem controlam.

Portanto, estimado leitor, essa realidade é mais comum do que você pensa.  Agora, é preciso se perguntar: como assumir as rédeas do controle do seu dinheiro?

A resposta é simples, mas não é fácil: gestão financeira!

Primeiro, deve-se planejar. Estime os seus ganhos para todos os meses até o final do ano. Em seguida, fixe os seus gastos. Se o valor destes for maior do que o dos seus ganhos, planeje estratégias para equilibrar o orçamento. Se ocorrer o contrário, poupe a diferença. Coloque o dinheiro para trabalhar duro a fim de conseguir mais dinheiro! E não se esqueça de planejar o investimento dessa grana, ok?

Plano feito? Coloque-o em prática! Antes de cada compra, lembre-se do que foi planejado. Alguma coisa deu errado? Execute as estratégias propostas para suprir o necessário. Controle tudo! Anote tudo!

Ao final desse processo de gestão financeira, avalie o que funcionou e o que não ocorreu conforme o esperado. Reflita. Com esse aprendizado, planeje o próximo período. Repetindo essas práticas, tem-se o hábito de gerenciar suas finanças. E isso levará você, prezado leitor, à realização dos seus projetos que envolvam dinheiro.

Pratique gestão financeira.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018