O valor do lúdico no ensino de língua estrangeira
por Diorgenes Born - Professor de língua espanhola
Há muitas maneiras de aprender uma língua estrangeira, inclusive através de jogos. Um exemplo disso é o jogo “Yo Soy...!”, onde se trabalha as nacionalidades em espanhol e ajuda a desenvolver a leitura e a conversação entre os participantes.
“Yo Soy...!” consiste em uma atividade de competição entre duas equipes, cujo objetivo é identificar a nacionalidade de vinte e nove misses através de cinco rodadas. A cada rodada diminui as opções de nacionalidades. No quadro são projetadas fotos das misses para auxiliar os alunos a identificar a nacionalidade de cada uma delas. Cada acerto vale um ponto. Ao final, a equipe com mais pontos será a vencedora.
Na aplicação dessa atividade as equipes participaram ativamente com interesse e curiosidade em descobrir a nacionalidade de cada uma das misses para ganhar mais pontos, enquanto aprendiam a reconhecer as nacionalidades na língua estrangeira estudada. A duração desta atividade foi de uma hora e posteriormente o professor fez um teste para avaliar se os alunos fixaram o conteúdo trabalhado.
Foram projetados no quadro os nomes dos países das misses relacionadas no jogo e individualmente os alunos tinham que ir até o quadro e escrever a nacionalidade na forma masculina e feminina, levando-se em conta que no jogo só se apresentou a forma feminina do adjetivo pátrio e assim os participantes tiveram que concluir como é a forma masculina. Desta maneira pôde-se verificar se os alunos assimilaram o que foi proposto no jogo.
Com este tipo de atividade se mostra que uma língua estrangeira não precisa ser ensinada da forma tradicional, senão que a prática e a interação em situações reais são mais eficientes e naturais. Desta forma fugimos do método tradicional onde o aluno limitava-se a ouvir e copiar, ficando com possíveis dúvidas e não permitindo ao professor identificá-las no mesmo momento.