Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gestão de Pessoas: Essencial para o Sucesso

por Johann Hetzel Pereira

As empresas, em geral, na busca pelo sucesso, precisam de profissionais que saibam: planejar cargos adequados para atingir os objetivos organizacionais; contratar as pessoas certas para os lugares certos; treinar, desenvolver, motivar, manter, recompensar e avaliar colaboradores. A função organizacional relacionada com todos esses processos é a Gestão de Pessoas. Segundo Chiavenato (1999), Gestão de Pessoas é o conjunto de práticas e políticas necessárias para motivar, manter, prover, treinar e desenvolver os empregados.

Organizações que gerenciam de forma adequada essas políticas e práticas têm melhores desempenhos, ganham em competitividade e mantêm comportamento socialmente responsável, conforme o mesmo autor. Além dessas vantagens, os profissionais que utilizam adequadamente a Gestão de Pessoas têm cada vez mais facilidade de se recolocarem e permanecerem no mercado de trabalho. Exercem, mais facilmente, a liderança, já que geralmente possuem competências para a motivação dos seus liderados, contratam de forma mais assertiva, treinam e desenvolvem equipes e avaliam de forma eficaz o desempenho.

Assim, as empresas precisam desses profissionais, pois eles entendem de gente e são capazes de equilibrar as demandas por competitividade das empresas com a satisfação das necessidades dos trabalhadores. Portanto, a adequada Gestão de Pessoas é essencial para o sucesso pessoal e organizacional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018