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Rio Grande do Sul

Artigo

Qualidade: antes um diferencial, agora uma necessidade

por Juliane Edy dos Santos Krein - Docente do Senac Montenegro

No nosso dia a dia, e especialmente na última década, o termo Qualidade frequentemente faz parte do nosso vocabulário: fala-se muito em qualidade de um produto, qualidade de um serviço, qualidade de ensino, qualidade de vida, etc. Com o desenvolvimento de mercado em diversos campos de produtos e serviços com qualidades cada vez mais superiores ao que conhecíamos, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis aos detalhes.

Qualidade é hoje uma palavra-chave muito difundida nas empresas: fácil de falar e difícil de fazer. Atualmente, existe grande necessidade no mercado de trabalho de mão de obra qualificada para acompanhar o processo de implantação de sistemas de qualidade, garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia nacionais e internacionais e buscar continuamente a satisfação do cliente.

Empresas que implantam um programa de qualidade observaram grandes benefícios como utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais, mão-de-obra), participação em programas de garantia da qualidade, controle de produtos e processos, padronização de controle, redução do consumo e do desperdício (gestão de materiais), especificação de matérias-primas, padronização de componentes e equipamentos, redução de variedade de produtos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços.

O gestor da qualidade, com o seu trabalho, ajudará a empresa a aumentar a produtividade, pois clientes consideram a qualidade o primeiro argumento para a aquisição de um bem ou serviço e essa característica constitui a única forma durável de fidelizar clientes e conseguir estabilidade ou aumento comercial.

No mercado totalmente competitivo, qualidade é fundamental para a sobrevivência das empresas. Seus princípios são focados no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para gestão, melhoria contínua, abordagem para tomada de decisão, benefícios mútuos nas relações com clientes, fornecedores e colaboradores.

Clientes exigentes, criteriosos e aumento da concorrência, demandam que empresas busquem constantes investimentos e melhoria contínua. O gestor da qualidade é o profissional que guiará a empresa para adquirir a confiabilidade, satisfação do consumidor e, também, a melhoria contínua do produto ou serviço.

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