Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O Mundo do Trabalho

por Fabiano Schuster - Docente Senac Montenegro

Agora na volta das férias, fiquei refletindo sobre o que é o mundo do trabalho. Certa vez, numa entrevista que fiz com um gerente de banco, ele me perguntou por que eu gostaria de trabalhar ali. Prontamente eu respondi que era pela minha experiência na área e pelo ambiente em si, atendimento ao público, e pelas demais atividades bancárias.

O gerente que me entrevistava olhou pra mim deu uma risadinha e disse:

- Bom, eu estou aqui pelo meu salário e se você quiser trabalhar de graça, será ótimo para nós.

Anos após a minha decepção, eu analiso com muita crítica essa questão. Da mesma forma que aquele gerente me perguntou por que eu queria trabalhar em sua agência eu poderia perguntar hoje para qualquer pessoa e inclusive para o gerente:

Porque você quer trabalhar?

Muitos respondem que precisam trabalhar para se sentir úteis, ou por ser uma maneira do ser humano se sentir digno. Outros diriam que trabalhar é um prazer e é gratificante viver no meio das pessoas e da sociedade através do seu trabalho. Eu inclusive completaria dizendo que trabalhar seria uma forma de manter o status derivado de alguma posição ou cargo.

Mas qual o verdadeiro significado da palavra trabalho?

Originalmente, trabalho significava uma forma de tortura, e, portanto, estava vinculado a dor, sofrimento e sacrifício. O termo vem do latim “tripalium”, um antigo instrumento romano de tortura formado por um tripé de estacas sobre o qual eram supliciadas pessoas ou animais.

Antigamente, porém, trabalhar era considerado humilhante, uma prática somente dos escravos e dos servos. Os senhores feudais, senhores da casa grande ou a corte não se preocupavam em trabalhar.

Mas agora alguém deve estar pensando, “espere um pouco, eu preciso trabalhar”. Eu trabalho porque eu preciso de dinheiro. Ótimo. Talvez tenha sido essa a visão do gerente na época. A resposta certa seria – “Eu quero trabalhar aqui porque quero ganhar um salário, dinheiro.

Mas o fato é que trabalhamos por vários motivos, estamos no século XXI e as coisas mudaram bastante nas últimas décadas e o mundo do trabalho tem várias questões a serem discutidas. Mas independente do seu trabalho, faça-o com amor e respeitando o ser humano.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018