Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Educação que Transforma

por Dilva Melo - Pedagoga

A humanidade vive, hoje, um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes do avanço tecnológico e da produção econômica. Essa nova condição exige um redimensionamento em todas as esferas, inclusive da Educação. Isso faz com que as instituições e a sociedade movimentem-se para atender com urgência essa demanda e é uma tarefa importante e árdua, pois temos ferramentas e ideias, mas é preciso colocar em prática.

O conhecimento é o grande capital da humanidade e a educação precisa fornecer o mapa e a bússola de um mundo complexo, permitindo aos educandos navegar por meio deles. Mas o que significa servir de bússola? Significa orientar criticamente, na busca de uma informação que os faça crescer, que os tornem sujeitos da sua própria história, que os possibilite a emancipação, que desenvolva sua formação humana intelectual e moral.

Mas, para atingirmos essa educação transformadora, será necessário ousar, lutar e acreditar que é possível alcançar esse objetivo, se tivermos uma educação contestadora, superadora dos limites impostos e mais voltada para a transformação social do que uma simples transmissão cultural.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018