O novo RH dentro das empresas
por Janaína Friedrich - Gestão de Recursos Humanos
Entramos em uma era na qual é imprescindível o profissional de RH ser proativo e fazer as coisas acontecerem, ir atrás dos objetivos e metas da organização. As mudanças verificadas no mercado exigem adaptações constantes da área de Recursos Humanos, possibilitando que as empresas e seus colaboradores caminhem na mesma direção.
Diante dos avanços tecnológicos e da globalização, por exemplo, o setor precisa ser flexível, eficiente e ter uma visão empreendedora, de modo que consiga gerenciar adequadamente as pessoas para que elas contribuam com níveis maiores de performance e mais adequadas às expectativas da Instituição.
O profissional de gestão de pessoas deve planejar, levantar dados e informações, analisar, saber ouvir, comunicar com eficiência e manter sempre o alto astral, pois ele também é um tomador de decisões e necessita do maior número de informações para analisar e prever as coisas que estão para acontecer.
O principal diferencial da área de Recursos Humanos nas empresas é que ele proporciona um canal de comunicação aberto entre os funcionários e a Instituição. Ele deve estar sempre aberto a ouvir as necessidades e expectativas dos colaboradores, para que juntos alcancem os objetivos propostos.