Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Educação profissional, desenvolvimento por competências

por Loreni Cereta Bernardes - coordenadora do Curso Técnico em Administração

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização orientada para a estratégia que tem por missão “Educar para o trabalho em atividade do comércio de bens, serviços e turismo”. A organização tem como um dos seus objetivos “Atrair, reter e desenvolver pessoas talentosas”.

Neste contexto, profissionais com qualificação técnica de nível superior das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Tecnólogo em Processos Gerenciais, qualificação específica da autora deste trabalho, têm a oportunidade de se desenvolverem nas habilidades para a construção de competências profissionais.

As experiências profissionais, vivenciadas antes da prática de docência, contribuíram para sustentar as argumentações de defesa dos conceitos de habilidades e atitudes necessárias na construção das competências quando associadas aos conhecimentos teóricos. Até então, entendia-se Educação Profissional como mão de obra: aprender a fazer. A partir de 1998, por meio de contratos de prestação de serviços com o Senac-RS, houve o primeiro contato com a Educação Profissional, que ainda utilizava a metodologia convencional, na qual o professor desenvolvia o material didático, transmitia seus conhecimentos aos estudantes, que os recebiam como verdades únicas ou absolutas.

Após 2004, com a construção do primeiro Projeto Político Pedagógico do Senac RS (PPP), houve a construção de uma nova identidade pedagógica à Instituição. Com a ressignificação do PPP, em 2009, as metodologias utilizadas passaram a ser mais dinâmicas e diversificadas, aproximando o professor do estudante, construindo um novo jeito de aprender e ensinar.

Sendo docente do quadro efetivo do Senac-RS desde 2008, houve a oportunidade de despertar a expectativa de adquirir técnicas mais significativas e buscar novos desafios na área da Educação Profissional. Sendo assim, este cenário contribuiu para modificar algumas concepções educacionais tais como ser uma docente mais reflexiva sobre as próprias ações, rever as práticas e ampliar as percepções em relação às diferentes realidades dos estudantes.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018