Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Laboratório de Idiomas

por Homero Hugo Roxo Goulart - Docente de Idiomas

Sabemos que a essência de toda e qualquer língua é a pronúncia, por isso merece um olhar mais atento daqueles que ensinam uma língua estrangeira. E nisso, consiste um grande desafio, ou seja, o reconhecimento dos sons seja na língua nativa ou nos seus sotaques, para um efetivo processo do aprendizado de uma outra língua.

Considerando que as pessoas têm diferentes graus de acuidade auditiva, fato que certamente vai interferir no processo de aprendizagem auditiva da língua. Para que isso seja possível se reveste de grande importância a perfeita articulação dos sons e captação correta dos mesmos pelo aparelho auditivo do aprendiz. O Laboratório de Línguas preenche todos esses requisitos aos usuários, facilitando sobremaneira e otimizando o aprendizado de toda e qualquer língua estrangeira. Sabemos que a fala distingue o ser humano no reino animal.

As pessoas têm diferentes graus de acuidade auditiva, fato que certamente vai interferir no processo de aprendizagem auditiva da língua, já comprovado pela experiência em sala de aula, seja como aluno ou professor.  Para que isso seja possível se reveste de grande importância a perfeita articulação dos sons e captação correta dos mesmos pelo aparelho auditivo do aprendiz.

Isso porque sempre vai existir uma interferência da língua materna na língua estrangeira que se aprende. Este fato interfere negativamente nos processos de percepção e produção oral do aluno. Por isso, é importante que o aluno tenha consciência dessas diferenças fonológicas de um e de outro idioma, que fazem diferença no significado, muitas vezes afetando o entendimento oral da língua estrangeira. A fonética tem papel fundamental no estudo de línguas estrangeiras. Para cumprir essa finalidade, existem diversas metodologias no que diz respeito a ensino/aprendizagem, em sala de aula.

O Laboratório de Línguas destina-se ao aprendizado de idiomas por meio de mídias audiovisuais e equipamentos que estão à disposição do aluno, sempre coordenado por um professor de língua estrangeira. Em resumo, dentro do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, chega-se a um determinado momento em que são necessárias interações aluno-aluno; alunos-alunos, dentro de contextos onde são simuladas situações de uso comunicativo da língua. Estudar a pronúncia é se preocupar com a essência da língua, pois isolar fonemas de uma simples palavra trata-se de desafio muito considerável. A diferença ínfima para articulação dos sons é de grande importância na articulação correta dos diferentes sons, exigindo uma correta utilização de nosso aparelho auditivo.

Existe a necessidade de que cada letra do alfabeto tenha sua representação clara e constante, na fonética, por ocasião do aprendizado de uma língua estrangeira, mesmo que sejam estabelecidas correlações com a língua materna. Concluímos afirmando que não existirá aprendizado de uma outra língua, se não houver contato com a língua na sua forma oral. Sabemos que todas essas situações podem ser reproduzidas num Laboratório de Idiomas.

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