Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Programa Nacional de Aprendizagem

por Milton O. Vallinoto Nascimento

Nos últimos anos, a grande procura dos jovens pelo Programa que atende a inclusão no mercado de trabalho, ou seja, o primeiro emprego, tem sido de grande relevância tanto para jovens, quanto para empresários e empregadores.  Os números não mentem e comprovam: cada vez mais, cresce o Programa Nacional de Aprendizagem, que virou uma mania entre os menores, principalmente nas cidades onde é disponibilizado esse tipo de Programa.

Todos, sem exceção, visualizam a oportunidade de lançarem-se em muitas atividades comerciais disponíveis, que não existia há algum tempo.  É claro que o Programa de Aprendizagem não resolve o problema da falta de oportunidade de emprego em nosso país, estado ou cidade, não é essa a sua função e nem será.  Mas estimula e mostra ao jovem as possibilidades de continuarem seus estudos, fazendo com que a evasão e o abandono escolar tenham seus índices amenizados sensivelmente.

É através de capacitações de programas, como o do Jovem ou Menor Aprendiz, que muitas vezes os jovens irão restabelecer a sustentabilidade das famílias com poder aquisitivo reduzido, devolvendo a dignidade e o respeito para o cidadão brasileiro. São estas ações de responsabilidade social que geram e criam interligações que propiciam uma melhor condição à sociedade e, por consequência, o desenvolvimento e crescimento do país.

Pessoas inteligentes que possam ter suas habilidades desenvolvidas, aliadas com técnicas e conhecimentos, certamente serão profissionais bem-sucedidos. Pois o grande mercado consumidor de profissionais com “excelência” está à procura de perfis assim. Ou seja, menores na idade, mas com grande potencial e habilidades em muitas áreas.  Basta apenas investir e dar uma oportunidade. Eis aí uma pequena ideia de crescimento individual e coletivo.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018