A tecnologia a favor do ensino
por Carlos Tadeu - Docente dos cursos de Informática
O novo Ensino Médio Senac integrado com o Curso Técnico em Informática para Internet, com foco no mindset tecnológico, oportuniza uma vivência educacional estimulante e desafiadora, em busca do desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro do trabalho em uma vida na qual tudo é digital. Mas o que mudou desde março com a pandemia?
Para nós, apenas o espaço escolar: o ensino remoto. Neste novo espaço, foi possível perceber novas habilidades e competências que foram exigidas de todos, principalmente gestão de tempo, capacidade emocional do estar em casa e não juntos com seus colegas, mais atenção para detalhes, planejamento e organização com suas tarefas.
Com isso, a capacidade de aprendizado está sendo cada vez mais integrada entre o presencial e o remoto para que esse caminho não tenha um trajeto pré-estabelecido e sim que siga uma jornada constante, visando melhorias contínuas. Com esse fator, foi possível manter as atividades escolares de maneira criativa e colaborativa, proporcionando ao aluno seu papel de protagonista, desenvolvendo a capacidade autônoma e oferecendo a ele sua autonomia em desenvolver suas tarefas.
A comunicação segue da mesma maneira e até mais próxima e objetiva. Isso fez as pessoas perceberem que não é necessário estar fisicamente no seu ambiente normal de estudar, em sua escola, para que possam ser produtivas com ensino e aprendizagem. As plataformas utilizadas como Teams e Zoom possibilitaram aos alunos e professores realizarem suas interações, como reuniões diárias tanto para passar novos conteúdos, explicações das atividades e workshops desenvolvidos pelos alunos.
Com a preocupação com os alunos que não tinham computadores, o Senac possibilitou empréstimos de notebook para que eles possam acompanhar as nossas aulas diariamente. Por meio de estratégias e metodologias que buscam desenvolver soluções reais, seja para sociedade, empresas e meio ambiente, a aprendizagem se dá por meio de projetos, de gamificação e de envolvimento da família, tudo de forma colaborativa.