Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância do Técnico em Informática nas empresas

por Válter Brandenburger Vasconcellos

Costumo comentar aos alunos que estão iniciando estaa profissão, nas primeiras aulas do Técnico em Informática que, se eles querem trabalhar, escolheram a profissão certa. Lemos frequentemente em websites, revistas e anúncios que sobram vagas para o setor de T.I. Mas qual o motivo de tantas vagas, mesmo com o país se recuperando de uma crise?

Eu elencaria três motivos. O primeiro é o mais comum e de conhecimento geral: a falta de gente qualificada de que as empresas necessitam. E essa falta de qualificação, muitas vezes, não se dá pela falta de conhecimento, mas a falta de proatividade, assiduidade, pontualidade e muitas outras características pessoais e hábitos que também podem ser considerados qualificações. Não basta ter conhecimento, mas também saber como e quando aplicá-lo.

O segundo motivo seria a vastidão que oferece um curso Técnico em Informática: suporte ao cliente, redes, programação em diversas linguagens, para diversos dispositivos, projetos, etc. Há muitas possibilidades, e o aluno durante o curso irá se identificar com alguma (ou algumas) e deve se qualificar sempre mais.

A maioria dessas possibilidades, senão todas, estão vinculadas de alguma forma com a Internet. A Internet é algo que chegou para ficar, não há mais volta. Pode mudar, melhorar, mas não deixará de existir. Ou seja, a T.I. mudou nossas vidas e a forma como nos comunicamos e acessamos o conhecimento.

O terceiro motivo é uma consequência do segundo: imaginem qualquer empresa. Todas têm dois setores atualmente: um setor administrativo para controlar despesas e lucros, e um setor de T.I., seja um computador na recepção de uma pequena empresa ou um grande servidor para controlar acessos ou banco de dados de clientes. Nem todas as áreas são assim; a maioria são específicas. Nem toda empresa necessita de um Técnico em Enfermagem (setor de importância, porém restrito), mas todas precisarão de um Técnico em Informática ou um Técnico em Administração em algum momento.

Imaginem quantos profissionais da área de T.I. não são necessários para que a Netflix exista. Administradores de banco de dados, suporte a infraestrutura, programadores. Os impactos de algumas mudanças são tão grandes que até modelos de TVs são criados em função disso: controles remotos com o botão Netflix. Isso tudo é muito rápido, e acontece a todo momento.

E você está preparado para esse mercado? Elencaria mais algum motivo?

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018