Analista de Marketing Digital
por Pedro Henrique Flores
Marketing por si só já é uma palavra extremamente ampla e pode ser encaixada em praticamente todo e qualquer negócio ao redor do planeta. O marketing também pode ser feito de várias formas. Porém, é de notório saber que o que anda comandando a comunicação e a publicidade mundial, hoje, é a internet e aprender a dominá-la será o primeiro passo para alavancar negócios de formas absurdamente rápidas.
Quando falamos em século XXI, temos certeza que estamos falando da era digital, a evolução que a informação automática trouxe para todos um leque de notícias, visões, ideologias e negócios de uma forma que somos bombardeados pelos mesmos todos os dias na clássica forma de 24/7. É dessa forma que o mercado se abriu para novos negócios, utilizando dessas plataformas para alavancar pequenos, médios e grandes empreendimentos, sendo capazes de colocá-los no mesmo nível mercadológico com o grau de exposição que pode se dar a marca.
Uma das mais importantes técnicas que um analista de marketing digital deve ter é definir de fato o seu público-alvo, com uma pesquisa aprofundada da idade, localização de moradia, gênero e acesso à internet. Esse estudo já poderá dar uma noção de que tipo de pessoas a nossa ação de marketing terá. Não podemos nunca excluir influências e referências de empresas e cases de sucesso que funcionarão da mesma forma que queremos implantar a ação.
Outro passo importante é que toda e qualquer ação pode vir acompanhada de uma história, o ato de saber contar uma história através de uma imagem ou de um pequeno texto pode atrair a curiosidade de consumidores e colocar seu produto onde mais queremos, “na boca do povo”.
Por último e com certeza de suma importância, é escolher a rede social que será o carro-chefe da divulgação. Após o público-alvo e a pesquisa mercadológica podemos decidir divulgar no Facebook onde temos espaços para textos, fotos e pequenos vídeos, Instagram para divulgação pesada de anúncios e imagens, Twitter para atiçar novidades e promoções em apenas 140 caracteres. São diversas as opções que podem vir a ser trabalhadas e com isso formaremos analistas capazes de trabalhar em qualquer empreendimento.
Um ótimo analista de marketing alavanca um empreendimento e o deixa notado no mercado. Um excelente analista de marketing consegue analisar variáveis e tendências do mercado para que isso seja excepcionalmente notado por todos e não faça o produto cair em esquecimento e se mantenha por muito tempo notado e lembrado para os seus consumidores.
Steve Jobs uma vez disse: “É um mundo complicado e barulhento. Não vamos ter a oportunidade de fazer com que as pessoas se lembrem muito sobre nós”. E Jobs se encarregou de ser lembrado. Não são somente os seus produtos que são ícones, mas também o seu legado. A chave do êxito de Jobs está em uma combinação de qualidade, inovação e estratégias de mercado que foram pensadas cuidadosamente. Tão efetivas que a Apple conseguiu reinventar produtos que já existiam no mercado, fazendo com que os consumidores pensem que jamais haviam visto algo parecido.
E como ele mesmo dizia: “Pense diferente! ”.