Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Painéis Solares ? Muito mais que conectar e usar

por Válter Brandenburger Vasconcellos

O uso de energia limpa proveniente de fontes como painéis solares já é uma realidade em muitos países, infelizmente raro no nosso. Isto pelo alto custo e pouco incentivo no que diz respeito a tributos e impostos. 

Mas caso você se aventure, saiba que não é somente o painel que deverá adquirir. Geralmente, os painéis alimentam uma ou mais baterias que acumulam carga para a noite (quando não há Sol). 

Mas imagine você que a bateria trabalhe com 9 volts de tensão. Se o painel também fornece 9 volts, ao longo do carregamento da bateria teremos a soma de tensões da bateria carregada com a energia fornecida pelo painel. Isto irá sobrecarregar o equipamento ligado ao conjunto, queimando o mesmo. 

Para resolver este problema, podemos acoplar à saída do conjunto um limitador de carga. Consta em um circuito muito simples e barato que ao receber certa tensão elétrica, por exemplo, 18 volts, ele reduz a uma tensão estável de 9 volts.

Resolvido o problema. 

Opa, outro problema: digamos que a bateria já esteja com a carga completa, que recebeu do painel. Ela continua recebendo carga enquanto houver sol, o que sobrecarrega a bateria ao ponto de causar inclusive explosões. Como resolver?

Neste caso, o limitador de carga não resolve, e sim um controlador de carga. Consta em outro circuito mais complexo e caro, que conectado entre a bateria e o painel "percebe” quando a bateria está com a carga completa e desliga o fornecimento do painel solar. É uma espécie de chave automática. Neste caso, o controlador dispensa o uso do limitador. 

Isto não é para desencorajar o uso de painéis solares, pelo contrário. Porém, percebe-se que devemos possuir conhecimento técnico ou buscar qualificação ou assistência apropriada. 

No caso de utilizar também estes painéis para projetos, fica a dica de pesquisa destes controladores. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018