Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vender: O Grande Desafio

por Franciele Vogel Comerlato - Docente do Senac Erechim

 

Vivemos na atualidade, um dos períodos mais conturbados de nossa economia. Indicadores de crescimento negativo, inflação ainda fora da meta, elevado grau de endividamento do setor público, taxas de juros exorbitantes, instabilidade política e expectativas negativas por parte dos agentes econômicos resumem o atual cenário de recessão econômica, provocando fechamento de empresas, desemprego, redução do poder e das intenções de compra das pessoas.

 

Devido aos fatos, eis a questão: como se manter competitivo e vender bem diante deste cenário desafiador? Algumas ferramentas e dicas são cruciais e o fator mais importante no que diz respeito a vendas é vender bem. Isso significa ter uma gestão organizada e profissionalizada, a qual se preocupa com todos os processos internos e externos da empresa.

 

É indispensável ter um quadro de pessoal qualificado e comprometido, tratar com zelo seus clientes potenciais, comprar bem e na quantidade necessária, acompanhar o giro e volume de estoques, acompanhar e buscar antecipação a problemas financeiros como endividamento, juros elevados, margens, lucratividade e estar atento a novas oportunidades de mercado.

 

Algumas dicas podem ajudar a alavancar as vendas, tais como:

• Mude o layout de sua loja, torne-a mais atrativa;

• Crie campanhas diferenciadas para atrair os clientes até sua loja;

• Invista nos seus clientes potenciais. Fidelizo, pois isso gera um resultado maior;

• Qualidade total em todos os processos de sua empresa;

• Produza mais com menos;

• Qualifique seus funcionários;

• Veja oportunidades inusitadas, em que os outros não veem;

• Seja reconhecido por fazer algo diferenciado dos demais.

 

Portanto, vender mais em tempos de crise é um grande desafio o qual exige muita capacitação e qualificação profissional e de acordo com Peter Drucker, “os resultados vêm do aproveitamento de oportunidades e não da solução de problemas. A resolução de problemas apenas restaura a normalidade. Oportunidades significam explorar novos caminhos”.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018