Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância da bilinguismo na infância

por Por Jaqueline de Cassia Luz Pieri - Docente do Senac Passo Fundo

Aprender um segundo idioma já é, há um bom tempo, considerado necessário para àqueles que buscam carreira profissional ascendente aliada a experiências culturais diversificadas. Para tanto, quanto antes o ensino do idioma desejado for inserido no contexto sócio familiar da criança, mais cedo ela se sentirá segura e poderá desfrutar dos benefícios de ser bilíngue.

 

Muitos pais ainda acreditam que iniciar o aprendizado de um segundo idioma muito jovem pode vir a prejudicar o desenvolvimento linguístico da criança, visto que haverá confusões entre as palavras, principalmente se elas tiverem pronuncias semelhantes. Isso causaria um atraso comunicativo, na língua nativa e na língua alvo. Sobre esse posicionamento cabe dizer que não há pesquisa que comprove tal afirmação e, mesmo no próprio idioma no início do processo de aquisição da língua mãe, o falante comete equívocos que com o tempo são sanados pela interação com outros indivíduos. Esse fato comprova por si que as possíveis confusões causadas pelo aprendizado simultâneo de dois idiomas são além de normais, resolvidas no decorrer do tempo através do uso das línguas e da convivência com os demais falantes.

 

Quanto às vantagens em ser uma criança bilíngue, pode-se citar a cultura, pois o domínio de outro idioma permitirá o acesso a histórias, música, tradições, desenhos animados, e um mundo de possibilidades que vão muito além do seu país e do nativismo linguístico em que se está inserido. Uma vez aberto o campo da cultura, o falante mirim terá muito mais conhecimento, tendo seu raciocínio mais desenvolvido, culminando no aumento da criatividade e flexibilidade já que será capaz de compreender, através da interação com outras culturas, que o termo “diversidade” compreende aspectos sociais muito amplos. Outro benefício diz respeito à comunicação, pois a capacidade de exteriorização do pensamento entre familiares e amigos é maximizada devido ao acesso de informações globais.

 

Dominar dois idiomas, portanto, tem benefícios indiscutíveis acerca do campo profissional, contudo é preciso considerar a aplicabilidade e o acrescimento na vida das crianças, ainda longe da realidade do mundo do trabalho. Oportunizar para esse público o aprendizado de uma segunda língua é dar-lhe meios para melhoria das funções cerebrais, proporcionando maior capacidade de concentração e de reter informações, alargando de forma muito significativa o campo conceitual, formador da personalidade do adulto.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018