Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A profissão do Técnico de Enfermagem

por Bruna da Silva Pavan - Docente do Senac Passo Fundo

A Enfermagem é uma arte; e como arte requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor. Mas o que é tratar da tela inerte ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo - o templo de espírito de Deus? É uma das mais belas artes, eu quase diria, a mais bela de todas. (FLORENCE NIGHTINGALE-1860).

A saúde constitui um importante setor nas atividades laborais do país. A Enfermagem por sua vez, está inserida nesse contexto sendo composta em três categorias: o enfermeiro de nível superior, que cursou um bacharelado; os técnicos e os auxiliares de enfermagem, que devem possuir a escolaridade de nível médio, submetendo-se a um curso específico, e a trabalhar sob a supervisão do Enfermeiro.

O técnico de Enfermagem desempenha atividades de nível médio as quais não devem ser compreendidas apenas como a realização de uma tarefa ou ações rotineiras. O cuidado de enfermagem dispensado ao indivíduo ou a coletividade, abrange ações de natureza administrativa, de planejamento, de orientações e de assistência auxiliando na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.

O técnico em Enfermagem pode atuar como cuidador particular, nas escolas infantis, nas creches, na área de saúde pública e em empresas privadas. Pode trabalhar também em hospitais, ambulatórios, clínicas de repouso, dentre outros. Existem 1,6 milhão de profissionais no Brasil envolvidos em Enfermagem, segundo último levantamento feito pelo COFEN – Conselho Federal de Enfermagem -, com sede no Distrito Federal sendo que a categoria de técnicos de enfermagem corresponde a 44% desse total. 

As oportunidades de empregos são muitas, o mercado de trabalho para o técnico de enfermagem é amplo e observa-se ainda a escassez destes profissionais. Vários são os pontos positivos em relação ao mercado de trabalho, pois com o aumento da expectativa de vida no Brasil, o número de clínicas e hospitais está crescendo, ampliando a oferta de emprego para o profissional formado no curso Técnico em Enfermagem.  

O número de escolas de enfermagem vem crescendo substancialmente no Brasil a cada ano, trazendo uma oportunidade de inserção, de jovens e adultos, em um ramo agradável e gratificante, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. A maioria dessas escolas desempenham atividades teóricas, atreladas a vivencias práticas, o que oportuniza ao aluno, o discernimento entre o saber e o fazer e acima de tudo uma formação de qualidade.  

Portanto, se você tem vocação e amor ao próximo, gosta de pessoas, tem responsabilidade e compromisso social, venha conosco abraçar a profissão e querer vestir o branco que nos enche de orgulho.

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018