Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

AutoCAD, Revit e Sketchup: Ferramentas essenciais na indústria da construção civil e arquitetura

por Pablo Dutra dos Santos - Docente do Senac Três Passos

Diante da situação econômica mundial, a indústria da construção civil e de arquitetura é desafiada em todos os processos, da concepção de um projeto até a conclusão da obra, pois a demanda exigente necessita de muita tecnologia e processos eficientes que garantam o mínimo de qualidade requisitada pelo mercado. Em meados dos anos 60, devido a uma forte demanda imobiliária, surgem escritórios técnicos especializados em arquitetura, estrutura e instalações, mas somente na década de 80 - com o advento dos computadores - que são desenvolvidos os sistemas CAD (Computer Aided Design), a partir dos quais inicia um processo de evolução que permanece até os dias atuais.

Entre os inúmeros softwares de modelagem gráfica estão o AutoCAD, o Revit e o Sketchup, criados com o objetivo de auxiliar engenheiros, arquitetos ou qualquer outro profissional da área, e que tornaram-se ferramentas essenciais para obter sucesso em determinado projeto. A seguir, um breve conceito e as principais vantagens de cada software:
 
AutoCAD: Um dos Softwares mais vendidos e utilizados no mundo e líder absoluto na área de CAD (Computer Aided Design). A primeira versão foi lançada em 1982 pela Autodesk. O software é utilizado na elaboração de desenhos técnicos 2D (bidimensionais) ou na criação de modelos 3D (tridimensionais) por profissionais de engenharia, arquitetura, design ou qualquer outra área que exija projetos com exatidão técnica. As vantagens de se trabalhar com o AutoCAD são a precisão absoluta e a possibilidade de criar várias cópias, executar infinitas revisões, editar o desenho várias vezes e imprimir desenhos em vários formatos.
 
Revit: Ferramenta que utiliza um novo conceito, o BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção), com o qual criam-se edifícios de uma nova maneira. Os arquitetos deixaram de desenhar vistas em 2D de um edifício 3D, pois agora podem projetar um edifício em 3D virtualmente. A vantagem de trabalhar com o Revit é ter uma ferramenta que vai muito além do que representa a geometria da arquitetura. O modelo unificado armazena várias outras informações não necessariamente gráficas, tais como, materiais, fabricantes e custos. Outra vantagem é que no Revit tudo é bidimensional, isto significa que qualquer alteração de projeto realizada em uma vista, seja em 2D ou 3D, aparecerá instantaneamente em todas as demais.
 
Sketchup: Software específico para criação de modelos em 3D. Foi originalmente desenvolvido pela At Last Software, a qual foi adquirida pela google e, em 2012, a empresa Trimble Navegation adquiriu o programa. As vantagens de trabalhar com o Sketchup estão na facilidade de gerar a visualização de um modelo tridimensional de forma ágil. É considerada uma ferramenta simples de desenho, mas com muitos recursos que proporcionam um resultado satisfatório.
 
Os softwares existentes no mercado são ferramentas essenciais para a elaboração de projetos com excelência, pois seus recursos proporcionam um alto grau de precisão bem como uma visualização prévia e detalhada do projeto. Com esse propósito, o Senac Três Passos proporciona aos alunos o conhecimento dos softwares apresentados, com a garantia de que terão aptidão necessária para desenvolver qualquer tipo de projeto, seja ele, industrial, mecânico, da construção civil, arquitetura ou demais áreas afins. Para fazer parte do mercado de trabalho é preciso estar atualizado e conhecer as ferramentas que irão impulsionar seu rendimento e diferenciá-lo dos demais, os Softwares AutoCAD, Revit e Sketchup são os melhores aliados para quem deseja ter sucesso na vida profissional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018