A Educação Patrimonial na formação da Identidade Profissional
por Nilton Limas Duarte Junior - Senac Comunidade Zona Norte
A educação para o trabalho é um assunto amplo e complexo, carregado de fatores que implicam na formação de futuros profissionais que serão responsáveis pelas demandas de trabalho do mundo corporativo. Esses fatores condicionados ao conhecimento, habilidades e atitudes de uma determinada competência profissional, quando sistematizados, proporcionam ao aluno a condição de agente com potencial capaz de atender as carências atuais do mercado de trabalho.
Porém, não deve limitar-se ao ensino, apenas as teorias vinculadas às atividades realizadas nas empresas, isso poderá resultar em um profissional dependente de estímulos e sem personalidade profissional, é necessário que ele seja orientado a desenvolver uma personalidade autônoma, e para chegar neste nível de maturidade, o aluno deve desenvolver a sua identidade profissional, pois através dela irá adquirir autoconfiança, elevando sua estima e apresentando uma postura segura na tomada de decisões.
Mas como estimular o aluno a desenvolver esta identidade profissional? Para esta questão podemos buscar respostas na educação patrimonial. Ela nos levará a valorização do patrimônio histórico cultural e a identificação do aluno em relação aos elementos que caracterizam a sua personalidade dentro contexto social. Através de uma análise das peculiaridades identificadas no patrimônio, o aluno poderá buscar evidências que revelam segredos da sua cultura que estão presentes no cotidiano, e este ao adquirir consciência desta realidade, passará a dar importância ao patrimônio histórico e cultural agregando novos valores a sua identidade e cidadania.