Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

TI um setor que não para de crescer

por Eli Sandro Torres - Docente do Senac Montenegro

A área de tecnologia da informação é uma das maiores geradoras de vagas no mercado de trabalho no Brasil e em vários outros países. Com a disseminação do uso da tecnologia em todos os setores, principalmente no mercado de aplicativos, falta mão de obra qualificada e especializada. Segundo estudo da Softex, em 2012 já havia um déficit de 50 mil profissionais no Brasil, número que deve superar a marca de 400 mil até o ano de 2022.

Hoje, o que vemos são empresas que demoram até 70 dias para preencherem suas vagas, tempo que pode gerar um significativo impacto na operação de uma empresa. Com um cenário tão favorável e em pleno crescimento, o setor de TI pode ser uma boa opção para quem está planejando mudar de área de atuação em 2016 ou nos próximos anos. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. O mercado já emprega, atualmente, 1,3 milhão de pessoas.

Os cargos que apresentam a maior demanda são: Analista de Sistemas, de Programação, de Suporte Técnico, de Processos, Técnico de Telecomunicações, Analista de Rede, Gerente de Projetos, Administrador de Redes, Webmaster e Técnico de Hardware. Se você se interessa por TI, o primeiro passo é buscar informações sobre a área que deseja atuar e qual a qualificação necessária para disputar uma vaga. Em várias áreas basta uma especialização ou mesmo um curso técnico para qualificar o candidato. Em outras, é preciso uma reciclagem para conhecer as novas versões de sistemas ou atualizações de programas.

Outra característica da área de tecnologia da informação é a chance de desenvolvimento profissional, já que para reter seus talentos empresas estão dispostas a investir na qualificação de seus colaboradores e assim prepará-los para assumir novas funções. O técnico em Informática desenvolve projetos de novos sistemas computacionais, faz a instalação de hardware e software para processos que necessitem ser automatizados, elabora os documentos dos sistemas desenvolvidos ou que necessitem de manutenção, desenvolve sites para ambiente Web, com ou sem acesso a banco de dados e dá suporte ao cliente, na atividade de informatização de processos.

O Senac Montenegro investe na preparação técnica do profissional de TI e acredita na capacidade de seus alunos, o curso técnico em Informática possui uma ótima estrutura de laboratórios, professores capacitados e com experiência de mercado. Nosso foco e formar um profissional atuante, determinado, com senso crítico e preparado para os desafios diários que a profissão exige, além de poder contribuir no sentido de identificar as reais necessidades do seu cliente, seja na informatização de processos ou manutenção e melhoria dos já existentes.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018