Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Suicídio na adolescência

por Raquel Cristina Michel - Docente do Senac Lajeado

A fase da adolescência é um período de muitas transformações que acontecem devagar e gradativamente. É nela que ocorrem constantes mudanças, novas experiências, conflitos e angústias. Na busca por soluções para esses problemas e conflitos, os adolescentes podem recorrer a diferentes comportamentos por vezes violentos e impulsivos, bem como também pensamentos suicidas.

A adolescência é uma fase de mudanças e compreender este período de transição, assim como suas transformações psicológicas e corporais, é uma tarefa difícil, também em razão das várias rupturas.

Este momento também se caracteriza por muita rebeldia, o qual o adolescente tem atitudes de criança e atitudes de adulto ao mesmo tempo. Estes são marcados por muitas emoções e sentimentos que entram em conflito, gerando angústia.

Segundo a OMS (2000, p. 9) podem ser considerados fatores e situações de risco associados ao suicídio: os fatores culturais e sócio demográficos; o padrão familiar e eventos de vida negativos durante a infância; o estilo de personalidade e cognitivo e os transtornos psiquiátricos que variam entre continentes e países, dependendo de fatores culturais, políticos e econômicos, e que estes podem ser diferentes mesmo em países vizinhos.

Contudo percebe-se a importância da família, amigos e de todos aqueles que fazem parte do cotidiano e convívio do adolescente, prestando apoio e auxiliando em possíveis dificuldades. Porém, é necessário que o adolescente também procure ajuda ao enfrentar um obstáculo, que esteja aberto a conselhos e que tenha um bom relacionamento com outros indivíduos, para que não venha futuramente obter problemas emocionais ou pensamentos suicidas.

Sabe-se que o comportamento suicida é algo complexo e difícil de ser abordado. Mas sabe-se também que o suicídio de adolescentes é pouco divulgado em razão de que muitas dessas mortes são erradamente classificadas como acidentais ou não intencionais. No entanto, o suicídio é uma das maiores causas de morte na faixa etária de 14 a 19 anos.

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018